SóProvas


ID
608305
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o utilitário utilizado para o rastreamento de rotas entre endereços IPs origem e destino.

Alternativas
Comentários
  • Traceroute (tracert) é uma ferramenta que permite descobrir o caminho feito pelos pacotes desde a sua origem até seu destino. Ele é usado para testes, medidas e gerenciamento da rede. O traceroute pode ser utilizado para detectar falhas como, por exemplo, gateways intermediários que descartam pacotes ou rotas que excedem a capacidade de um datagrama IP. Com esta ferramenta, o atraso da "viagem" do pacote entre a origem e gateways intermediários é reportado, permitindo determinar a contribuição de cada gateway para o atraso total da "viagem" do pacote desde a origem até o seu destino.

    Versões melhoradas do traceroute permitem a especificação de "rotas livres da origem" para os datagramas. Isto permite investigar qual o caminho de retorno que as máquinas remotas fazem até o host local.
  • No Linux usa-se o comanto  "traceroute" ao invés de "tracert"  para a mesma tarefa. :)
  • Modo de funcionamento do comando TRACERT

    O utilitário de diagnóstico TRACERT determina a rota percorrida até um destino, enviando pacotes de eco do protocolo de mensagens de controlo da Internet (ICMP, Internet Control Message Protocol) com valores TTL (Time-To-Live) de IP diferentes para o destino. Durante o percurso, cada router terá que diminuir o TTL de um pacote em, pelo menos, 1 valor antes de o reencaminhar, de modo a que o TTL seja, na realidade, uma contagem de saltos. Quando o TTL de um pacote atingir 0, o router deverá enviar uma mensagem "ICMP Time Exceeded" (limite de tempo excedido de ICMP) para o computador de origem. 

    O comando TRACERT determina a rota enviando o primeiro pacote de eco com um valor TTL igual a 1 e aumentando o TTL em 1, em cada uma das transmissões subsequentes, até que o destino responda ou que seja atingido o valor máximo de TTL. A rota é determinada examinando as mensagens "ICMP Time Exceeded" enviadas por routers intermédios. Tenha em atenção que alguns routers procedem à entrega de pacotes com valores TTL expirados sem emitir qualquer aviso, não sendo detectados pelo TRACERT. 

    No exemplo que se segue, o pacote terá de percorrer dois routers (157.54.48.1 e 11.1.0.67) para chegar ao anfitrião 11.1.0.1. Neste exemplo, o gateway predefinido é 157.54.48.1 e o endereço IP do router na rede 11.1.0.0 é 11.1.0.67. 


    C:\>tracert 11.1.0.1 
    		Tracing route to 11.1.0.1 over a maximum of 30 hops   1     2 ms     3 ms     2 ms  157.54.48.1   2    75 ms    83 ms    88 ms  11.1.0.67   3    73 ms    79 ms    93 ms  11.1.0.1   Trace complete.			
  • Gabarito D

    Traceroute é uma ferramenta de diagnóstico que rastreia a rota de um pacote através de uma rede de computadores que utiliza os protocolos IP e o ICMP, implementada pela primeira vez por Van Jacobson em 1988. Atualmente está disponível em diversos sistemas operacionais como Linux, FreeBSD, NetBSD, MacOS X e Windows.


    Seu funcionamento está baseado no uso do campo Time to Live (TTL) do pacote IPv4 destinado a limitar o tempo de vida dele. Este valor é decrementado a cada vez que o pacote é encaminhado por um roteador. Ao atingir o valor zero o pacote é descartado e o originador é alertado por uma mensagem ICMP TIME_EXCEEDED. Através da manipulação do campo TTL de uma série de datagramas UDP é possível receber esta mensagem de cada um dos roteadores no caminho do pacote. Para o caso do IPv6 é utilizado o campo hop limit, o limite de saltos dos datagramas desta versão do protocolo. A implementação disponível no Microsoft Windows utiliza apenas pacotes ICMP.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !