-
O IEEE 802.11i, também conhecido como WPA2, é um conjunto de padrões e especificações para redes wireless. Foi criado como uma evolução ao protocolo WEP.
Tem por objetivo tornar redes sem fio tão seguras quanto redes com fixas. Mas devido à simplicidade de sua elaboração acabou sendo decodificada, permitindo aos invasores de redes acesso aos ambientes particulares.
O WPA2 permitiu a implementação de um sistema completo e seguro, ainda que mantendo compatibilidade com sistemas anteriores.
-
O padrão 802.11i substitui formalmente o WEP e outras características de segurança do padrão original 802.11. Sendo assim, o WPA2 é uma certificação de produto disponibilizada pelo 'Wi-Fi Alliance', que certifica os equipamentos sem-fio compatíveis com o padrão 802.11i. Pode-se fazer uma analogia de que o WPA2 é o nome comercial padrão 802.11.i em redes sem-fio.
Este utilizava um protocolo denominado 'Advanced Encryption Standard (AES)', que é muito seguro e eficiente, mas possui a desvantagem de exigir bastante processamento. O seu uso é recomendável para quem deseja alto grau de segurança, mas pode prejudicar o desempenho de equipamentos de redes não tão sofisticados (geralmente utilizados no ambiente doméstico). É necessário considerar também que equipamentos mais antigos podem não ser compatíveis com o WPA2, portanto, a sua utilização deve ser testada antes da implementação definitiva.
-
O protocolo WEP (Privacidade Equivalente a de Redes com Fios) foi o pioneiro no assunto de proteção de redes sem fio. Ele utiliza o algoritmo de chaves simétricas de cifra de fluxo RC4. O WEP pode ser dividido em duas partes: autenticação e encriptação/decriptação de mensagens. Há mais de uma década são conhecidas falhas na segurança do WEP atribuídas à fragilidade do algoritmo RC4.
O protocolo WPA (Acesso Protegido a Wi-Fi) foi criado em 2002 pela WFA (Wi-Fi Alliance) para substituir o WEP. Foi dado enfoque na correção das falhas de segurança encontradas no WEP. Dentre as melhorias propostas, a mais signicativa foi a utilização do algoritmo RC4 de uma forma mais segura, dentro do protocolo TKIP.
Em 2004, a WFA lançou o sucessor do WPA, o WPA2, após a descoberta de algumas falhas de seguranca presentes no TKIP, ele foi substuído pelo protocolo CCMP, que faz uso de um algoritmo de criptograa simétrica muito robusto e amplamente utilizado, o AES.
-
IEEE 802.11i é padrão, WEP, WPA e WPA2 são protocolos. A questão pedia por um padrão, mas listou apenas protocolos. O elaborador não foi feliz no enunciado, porém é possível resolver a questão.
-
Gabarito E
O WPA2, ou também conhecido como padrão IEEE802.11i, foi uma substituição da 'Wi-fi Alliance' em 2004 à tecnologia WPA, pois embora fosse bem segura em relação ao padrão anterior WEP, a 'Wi-fi Alliance' teve a intenção de fazer um novo certificado para redes sem fio mais confiável e também necessitava continuar o investimento inicial realizado sobre o WPA.
O padrão 802.11i substitui formalmente o WEP e outras características de segurança do padrão original 802.11. Sendo assim, o WPA2 é uma certificação de produto disponibilizada pelo 'Wi-Fi Alliance', que certifica os equipamentos sem-fio compatíveis com o padrão 802.11i. Pode-se fazer uma analogia de que o WPA2 é o nome comercial padrão 802.11.i em redes sem-fio.
Este utilizava um protocolo denominado 'Advanced Encryption Standard (AES)', que é muito seguro e eficiente, mas possui a desvantagem de exigir bastante processamento. O seu uso foi recomendável para quem desejava alto grau de segurança, mas pode prejudicar o desempenho de equipamentos de redes não tão sofisticados (geralmente utilizados no ambiente doméstico). É necessário considerar também que equipamentos mais antigos podem não ser compatíveis com o WPA2, portanto, a sua utilização deve ser testada antes da implementação definitiva.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
e-
WPA2 - consiste em:
- protocolo de autenticação.
- protocolo RSN.
- algoritmo AES-CCMP.
-handshake.