SóProvas


ID
608341
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dentro do paradigma de programação orientada a objetos (POO), há um mecanismo utilizado para impedir o acesso direto ao estado de um objeto, restando apenas os métodos externos que podem alterar esses estados. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste mecanismo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa Letra d) Encapsulamento

    Este mecanismo tem por objetivo proteger os dados possibilitando o acesso controlado por métodos Get e Set onde não se tem acesso direto aos dados.
  • Dentro do paradigma de programação orientada a objetos (POO), há um mecanismo utilizado para impedir o acesso direto ao estado de um objeto, restando apenas os métodos externos que podem alterar esses estados. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste mecanismo.    a) Mensagem  b) Herança  c) Polimorfismo  d) Encapsulamento  e) Subclasse

    Lembra de Classes com atributos e Getts e Setts.
  • Encapsulamento é o mecanismo de ocultar compoenentes internos de um objeto e expor somente o que é relevante para o cliente que o acessa

  • Gabarito D

    Encapsulamento

    É a técnica utilizada para esconder uma ideia, ou seja, não expôr detalhes internos para o usuário, tornando partes do sistema mais independentes possível. Por exemplo, quando um controle remoto estraga apenas é trocado ou consertado o controle e não a televisão inteira. Nesse exemplo do controle remoto, acontece a forma clássica de encapsulamento, pois quando o usuário muda de canal não se sabe que programação acontece entre a televisão e o controle para efetuar tal ação.

    Como um exemplo mais técnico podemos descrever o que acontece em um sistema de vendas, aonde temos cadastros de funcionários, usuários, gerentes, clientes, produtos entre outros. Se por acaso acontecer um problema na parte do usuário é somente nesse setor que será realizada a manutenção não afetando os demais.

    Em um processo de encapsulamento os atributos das classes são do tipo private. Para acessar esses tipos de modificadores, é necessário criar métodos setters e getters.

    Por entendimento os métodos setters servem para alterar a informação de uma propriedade de um objeto. E os métodos getters para retornar o valor dessa propriedade.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Encapsulamento, modificadores de acesso do mais externo para o mais protegido: (Public, Protected, Package(default), Private).