SóProvas


ID
609034
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em qual camada do modelo OSI é usado o protocolo UDP?

Alternativas
Comentários
  • A camada de transporte é uma das camadas do Modelo OSI responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede, ou melhor dizendo, repassados para a camada de rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada de sessão.

    É a parte central de toda a hierarquia de protocolos. Sua tarefa é prover o transporte econômico e confiável de dados, independente da rede física ou das redes atualmente em uso.

  • A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3). A camada 4, Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos e determina a classe de serviço necessária como orientada a conexão e com controle de erro e serviço de confirmação ou, sem conexões e nem confiabilidade.

    O objetivo final da camada de transporte é proporcionar serviço eficiente, confiável e de baixo custo. O hardware e/ou software dentro da camada de transporte e que faz o serviço é denominado entidade de transporte.

    A entidade de transporte comunica-se com seus usuários através de primitivas de serviço trocadas em um ou mais TSAP(Transport Service Access Point), que são definidas de acordo com o tipo de serviço prestado: orientado ou não à conexão. Estas primitivas são transportadas pelas TPDU (Transport Protocol Data Unit).

    Na realidade, uma entidade de transporte poderia estar simultaneamente associada a vários TSA e NSAP(Network Service Access Point). No caso de multiplexação, associada a vários TSAP e a um NSAP e no caso de splitting, associada a um TSAP e a vários NSAP.

    A ISO define o protocolo de transporte para operar em dois modos:

    • Orientado a conexão.
    • Não-Orientado a conexão.

    Como exemplo de protocolo orientado à conexão, temos o TCP, e de protocolo não orientado à conexão, temos o UDP. É obvio que o protocolo de transporte não orientado à conexão é menos confiável. Ele não garante - entre outras coisas mais -, a entrega das TPDU, nem tão pouco a ordenação das mesmas. Entretanto, onde o serviço da camada de rede e das outras camadas inferiores é bastante confiável - como em redes locais -, o protocolo de transporte não orientado à conexão pode ser utilizado, sem o overhead inerente a uma operação orientada à conexão.

  • Em qual camada do modelo OSI é usado o protocolo UDP
     
     a) Transporte.
     b) Conexão.
     c) Aplicação.
     d) Física.
     e) Rede.

    Além do protocolo UDP (Sem segurança), tem o protocolo TCP (Com segurança).
  • Acho estranho essa questão. O protocolo UDP e TCP pertencem à pilha TCP/IP  e não ao modelo OSI.
  • Protocolos de cada camada:

    7. Aplicação - HTTP, SMTP, SNMP, FTP, Telnet, DHCP, RMON, POP3, IMAP, TFTP, NFS, NTP, BOOTP, SSH, RTP, SIP, RDP, IRC, NNTP, BitTorrent, DNS, Ping . Esta camada possui mais protocolos implementados.

    6. Apresentação - conversão de dados e pode realizar as funções de compressão e criptografia dos dados

    5. Sessão - RPC

    4. Transporte - TCP, UDP, RTP, SCTP

    3. Rede - IP, ICMP, ARP, RARP, IGMP, RIP, OSPF, IPX, AppleTalk

    2. Enlace - PPP, HDLC, e o ADCCP

    1. Física - converte os quadros enviados pela Camada de Enlace em sinais compatíveis com o meio que serão transmitidos
  • Camada Exemplos suite TCP/IP SS7 suite AppleTalk suite OSI suite IPX SNA UMTS
    7 - Aplicação HL7, Modbus HTTP, SMTP, SNMP, FTP, Telnet, NFS, NTP, BOOTP, DHCP, RMON, TFTP, POP3, IMAP, TELNET ISUP, INAP, MAP, TUP, TCAP AFP, PAP FTAM, X.400, X.500, DAP   APPC  
    6 - Apresentação TDI, ASCII, EBCDIC, MIDI, MPEG XDR, SSL, TLS   AFP, PAP        
    5 - Sessão Named Pipes, NetBIOS, SIP, SAP, SDP Estabelecimento da sessão TCP   ASP, ADSP, ZIP   NWLink DLC?  
    4 - Transporte NetBEUI TCP, UDP, RTP, SCTP   ATP, NBP, AEP, RTMP TP0, TP1, TP2, TP3, TP4 SPX, RIP    
    3 - Rede NetBEUI, Q.931 IP, ICMP, IPsec, RIP, OSPF, BGP,ARP MTP-3,SCCP DDP X.25 (PLP), CLNP IPX   RRC (Radio Resource Control)
    2 - Ligação de dados Ethernet, Token Ring, FDDI, PPP, HDLC, Q.921, Frame Relay, ATM, Fibre Channel MTP-2 LocalTalk, TokenTalk, EtherTalk, Apple Remote Access, PPP X.25 (LAPB), Token Bus 802.3 framing, Ethernet II framing SDLC MAC (Media Access Control)  
    1 - Físico RS-232, V.35, V.34, Q.911, T1, E1, 10BASE-T,100BASE-TX, ISDN, SONET, DSL   MTP-1 Localtalk on shielded, Localtalk on unshielded (PhoneNet) X.25 (X.21bis, EIA/TIA-232, EIA/TIA-449, EIA-530, G.703)   Twinax PHY (Physical Layer)


    Alternativa: A