SóProvas


ID
61153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os procedimentos cirúrgicos extensos geralmente requerem a
utilização de drogas antiinflamatórias para o controle da dor.
Julgue os próximos itens, relativos a essas drogas.

O acetoaminofeno pode ser utilizado quando não for possível a utilização de drogas antiinflamatórias nãoesteróides.

Alternativas
Comentários
  • caso esteja errado me digam mas pelo que sei o paracetamol é praticamente desprovido de efeito antiinflamatorio

  • Concordo com o colega, porém como a questão fala que quer o controle da dor e existe a contra indicação para os AINE's, PODERÍAMOS indicar o paracetamol pra essa finalidade controle da dor.
    Porém, seria uma intervenção sem agir na causa.
  • ParacetamolDCI ou acetaminofeno é um fármaco com propriedades analgésicas, mas sem propriedades antiinflamatórias clinicamente significativas. Atua por inibição da cascata do ácido araquidónico, impedindo a síntese das prostaglandinas, mediadores celulares pró-inflamatórios, responsáveis pelas várias manifestações da inflamação, como o aparecimento da dor. Esta substância tem também efeitos antipiréticos. É utilizado nas seguintes formas de apresentação: cápsulas, comprimidos, gotas, xaropes e injectáveis. Actualmente é um dos analgésicos mais utilizados, porém é altamente perigoso para o fígado devido ao seu alto potencial hepatotóxico, não devendo ser utilizadas mais que 4000 mg diárias (8 comprimidos de 500mg).[4]Crianças com menos de 37 kg tem a dose limite diária em 80 mg/kg.[5] Em indivíduos adultos pode ocorrer toxicidade em doses únicas de 10 - 15 g (20 a 30 comprimidos de 500mg) (150 - 250 mg/kg) e uma dose de 20 a 25 g (40 a 50 comprimidos de 500mg) pode levar a fatalidade.[6]

    Faz parte da composição de uma série de medicamentos usados contra a constipação comum e sintomas de gripe. As doses recomendadas são bastante seguras, mas o seu baixo preço e a sua grande facilidade de aquisição pelos doentes têm provocado o aparecimento de alguns casos de sobredosagem, embora em pequeno número. Nas doses indicadas, o paracetamol não afecta a mucosa gástrica, não altera a coagulação sanguínea e não causa nefropatias.

    Difere dos analgésicos opióides, porque não provoca euforia nem altera o estado de humor do doente. Da mesma forma que os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), não causa problemas de dependência, tolerância e síndrome de abstinência.

    A origem das palavras acetaminofeno e paracetamol tem a ver com a nomenclatura usada em química orgânica: N-acetil-para-aminofenol e para-acetil-aminofenol.

    Desde 1993, a IUPAC[7] recomenda para este composto o nome sistemático N-(4-hidroxifenil)etanamida.

    É um pó cristalino branco ligeiramente solúvel na água, facilmente solúvel no álcool, muito pouco solúvel no cloreto de metileno e no éter.

    Disponível na internet em http://pt.wikipedia.org/wiki/Paracetamol, acesso em 19/08/11.

  • Como que está correta se o paracetamol é um anti-inflamatório não esteroidal?!
  • Acetoaminofeno = paracetamol

  • Segundo Andrade et al., o Paracetamol é um fraco inibidor de cox 1 e cox2, porém sua ação anti inflamatória é insignificante, sendo utilizado como analgésico. Mas entende-se assim que é um AINES. Questão confusa e na minha opinião mal elaborada. Acredito ser errada a afirmação.

  • Segundo Andrade et al., o Paracetamol é um fraco inibidor de cox 1 e cox2, porém sua ação anti inflamatória é insignificante, sendo utilizado considerando apenas seu efeito analgésico. Mas nem por isso deixa de ser um AINES. Questão confusa e, na minha opinião, mal elaborada. Acho que a afirmação está ERRADA.