SóProvas


ID
612316
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação as principais características e tendências recentes do setor agrário brasileiro, leia as proposições abaixo e resposnda.

I O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador do “commodIties”, produtos agrícolas como soja, o café, o algodão, a laranja e produtos da pecuária portanto, a modernização do setor agrário brasileiro está orientado pelo binômio industrialização – exportação, o agronegócio.

II O grande problema da estrutura fundiária do Brasil é a extrema concentração das propriedades, cujas origens remontam ao nosso modelo de colonização aqui aplicado.

III A utilização da biotecnologia, a mudança na estrutura genética dos vegetais, tornando-os mais resistentes às pragas, adaptando-os a diferentes tipos de solos e climas aumenta a produção mundial de alimentos e com isto em poucos anos a fome será erradicada do nosso planeta.

Assinale a alternativa corretas:

Alternativas
Comentários
  • A fome é um problema que está londe de ser erradicado de nosso planeta.

  • Alguém mais, além de mim, achou as provas do TJ SC muito mal escritas e cheias de erros de português?
  • A fome não é erradicada por falta de interesse economico e não por falta de alimentos. 

  • Eu também percebi Juliana Brandelli!

  • I- Correto

    II- Correto

    III-Errado. A biotecnologia multiplicou a produção agrícola, contudo não acabou com a fome devido ao sistema de plantation (monocultura, latifúndio e produtos destinados à exportação)
    Letra C
  • Complementando a III:

     

    A REVOLUÇÃO VERDE surgiu com o propósito de AUMENTAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA:

     

    1.Desenvolvimento de pesquisas em sementes: desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas. As sementes MODIFICADAS E DESENVOLVIDAS NOS LABORATÓRIOS possuem alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças. Seu plantio, aliado à utilização de agrotóxicos, fertilizantes, implementos agrícolas e máquinas, aumenta significativamente a produção agrícola.

     

    2.Fertilização: adaptação do solo para o plantio

     

    3.Utilização de maquinário: desenvolvimento de máquinas

     

    Esse programa foi financiado pelo GRUPO ROCKEFELLER, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México. De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

     

    O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO NO CAMPO ALTEROU A ESTRUTURA AGRÁRIA. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para se manter na atividade, consequentemente, muitos se endividaram devido a empréstimos bancários solicitados para a mecanização das atividades agrícolas, tendo como única forma de pagamento da dívida a venda da propriedade para outros produtores.

     

    A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, vários problemas sociais não foram solucionados, como é o caso da fome mundial, além da expulsão do pequeno produtor de sua propriedade.

     

  • Essa Assertiva I está incorreta, nunca vi esse binômio. Consideraria apenas a assertiva II correta.

  • III- é uma piada

  • A Fome é consequência, e não o problema.

  •       I.    O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador do “commodities”, produtos agrícolas como soja, o café, o algodão, a laranja e produtos da pecuária portanto, a modernização do setor agrário brasileiro está orientado pelo binômio industrialização – exportação, o agronegócio.

    O item resumiu bem a situação de grande exportador assumido pelo agronegócio brasileiro. ITEM CORRETO.

           II.    O grande problema da estrutura fundiária do Brasil é a extrema concentração das propriedades, cujas origens remontam ao nosso modelo de colonização aqui aplicado.

    Durante a colonização brasileira, por exemplo, as províncias, que hoje corresponderiam aos estados, eram de propriedade privada, o que demonstra o grau de concentração histórico de nossas terras. ITEM CORRETO.

         III.    A utilização da biotecnologia, a mudança na estrutura genética dos vegetais, tornando-os mais resistentes às pragas, adaptando-os a diferentes tipos de solos e climas aumenta a produção mundial de alimentos e com isto em poucos anos a fome será erradicada do nosso planeta.

    Infelizmente, a questão da fome não será resolvida apenas por conta do desenvolvimento tecnológico, o que já poderia ser feita, já que é um problema que envolve também questões econômicas, políticas e sociais. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • A fome é um problema político, não um problema de baixa produção de alimentos.

  •  I.    O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador do “commodities”, produtos agrícolas como soja, o café, o algodão, a laranja e produtos da pecuária portanto, a modernização do setor agrário brasileiro está orientado pelo binômio industrialização – exportação, o agronegócio.

    O item resumiu bem a situação de grande exportador assumido pelo agronegócio brasileiro. ITEM CORRETO.

           II.    O grande problema da estrutura fundiária do Brasil é a extrema concentração das propriedades, cujas origens remontam ao nosso modelo de colonização aqui aplicado.

    Durante a colonização brasileira, por exemplo, as províncias, que hoje corresponderiam aos estados, eram de propriedade privada, o que demonstra o grau de concentração histórico de nossas terras. ITEM CORRETO.

         III.    A utilização da biotecnologia, a mudança na estrutura genética dos vegetais, tornando-os mais resistentes às pragas, adaptando-os a diferentes tipos de solos e climas aumenta a produção mundial de alimentos e com isto em poucos anos a fome será erradicada do nosso planeta.

    Infelizmente, a questão da fome não será resolvida apenas por conta do desenvolvimento tecnológico, o que já poderia ser feita, já que é um problema que envolve também questões econômicas, políticas e sociais. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • O agronegócio do Brasil está ligado à globalização, sim, claro. Dessarte, visto que a característica nítida da globalização é a DESIGUALDADE, não há como afirmar que com alguns anos haverá a erradicação da fome no planeta.