SóProvas


ID
612973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à atualidade ambiental.

Segundo o Centro Nacional de Dados sobre Gelo e Neve, da Universidade do Colorado — EUA —, no último verão do hemisfério norte, não houve derretimento de gelo no Ártico, primeiro indício de sucesso no combate ao aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Com base em dados de modelagem com observações de satélites, navios e submarinos, os pesquisadores estimam que o mar congelado que recobre o oceano Ártico está afinando a uma taxa de 16% por década. Já, os modelos que alimentaram o relatório do IPCC, publicado em 2007, estimam essa taxa em 4%.
  • A cobertura de gelo que flutua no Oceano Ártico pode ainda não ter atingido seu menor índice em 2011, mas é o segundo mais baixo já registrado desde que satélites iniciaram a medição desta região, em 1979.

    As informações são do Centro Nacional de Dados sobre Gelo e Neve (NSIDC, na sigla em inglês), ligado à Universidade do Colorado-Bolder, nos Estados Unidos.
    A maioria dos cientistas acredita que o encolhimento do gelo do Ártico está ligado ao aquecimento global, causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo homem.
    “Se em um verão vemos a extensão do gelo diminuir em setembro, no ano seguinte essa situação pode ocorrer novamente”, disse Mark Serreze, diretor do NSIDC.
    “A cobertura do Ártico está tão fina em comparação com o derretimento de 30 anos atrás, que não se pode bater na placa”, complementa.






    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/09/derretimento-do-artico-e-o-2-maior-da-historia-afirma-centro-de-pesquisa.html

  • A questão está errada. No verão do hemisfério norte em 2011, a camada de gelo do oceano ártico chegou a 4,24 milhões de Km2, que foi o menor nível registrado até então. Antes disso, o ano de 2007 havia registrado o recorde de menor nível, mas foi superado pelo derretimento de 2011. Isso significa que as medidas para diminuir o aquecimento global não têm sido suficientes para conter efetivamente o problema.