SóProvas


ID
612997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando a atualidade mundial, julgue os itens de 34 a 40.



O Parlamento de Cuba aprovou, em agosto deste ano, o Plano de Reformas Econômicas, que visa ampliar o número de funcionários públicos e socializar as propriedades — terras, casas e veículos — que ainda permanecem em mãos de particulares.

Alternativas
Comentários
  • Errado. É o contrário, Cuba está reduzindo os funcionários públicos.

    Cuba: Meio milhão de funcionários públicos despedidos

    O governo cubano, liderado por Raul Castro - irmão de Fidel - anunciou alterações na política de emprego que se traduzem pela redução de mais de meio milhão de postos de trabalho na Função Pública, até meados de 2011.

  • Tá tudo ao contrário...
    Entre as medidas está a comercialização de moradias, o que significa a volta da propriedade privada à ilha. Com a aprovação do plano, os cubanos vão poder, pela primeira vez em 50 anos, comprar propriedades. A escassez de habitações é um dos grandes problemas da ilha, já que apenas a troca de casas é permitida (sem uso de dinheiro), o que provocou a criação de um mercado negro para a aquisição de moradias. A compra de mais de um automóvel também será permitida. Entretanto, também é prevista a eliminação de um milhão de empregos no setor público.
    Viagens ao exterior também serão facilitadas, assim como será autorizada a abertura de pequenos negócios.

    *BBC Brasil