-
As redes IEEE 802.11 utilizam uma variação do CSMA-CD chamada de CSMA-CA (collision avoidance)
-
CSMA-CD surgiu com o padrão 802.3(Ethernet)
-
Na realidade o CSMA-CA não é uma variação do CSMA-CD. São padrões diferentes.
No CSMA-CD (Carrier Sense Multiple Acess with Collision Detection) se a placa de rede detecta que houve uma transmissão simultânea à dela, ela envia uma aviso em broadcast que houve uma colisão, para de transmitir a aguarda um tempo, que vai crescendo exponencialmente, até que não haja mais colisão na mídia e a placa volte a transmitir.
No CSMA-CA (Carrier Sense Multiple Acess with Collision Avoidance) a placa de rede envia um sinal, em broadcast, avisando que vai transmitir na mídia (request to send), para evitar que hajam transmissões simultâneas que possom gerar colisões. E quando acaba de trasmitir, envia outro aviso dizendo que a mídia está liberada (clear to send).
-
Uma pequena observação a respeito do final do comentário do colega JPF. Na verdade, ao completar o envio do quadro a estação emissora não envia um CTS. Pelo que entendi da leitura a respeito do assunto, ao final da transmissão da estação remetente "A" a estação "B" receptora envia um ack, enquanto as demais estão esperando durante um tempo chamado de NAV cuja duração está baseada no campo "duração" do pacote inicialmente enviado por "A". Mais ainda: mesmo quando as outras estações recebem um ACK elas são obrigadas a esperar um tempo chamado SIFS (Short Interframe Space) para que seja dado tempo para que a estação "A" envie os fragmentos seguintes como costuma ser o caso (já que a comunicação wireless costuma ser fragmentada em pacote pequenos para diminuir a probabilidade de erro em virtude de ruído )
Só a titulo de completar a informação:se o modo PCF estiver operando junto, o próximo intervalo de tempo será o PIFS que dará a oportunidade para a estação base enviar um quadro de balisa ou um quadro de pooling. Somente após este período é que as demais estações poderão enviar um RTS a fim de solicitar o controle do canal virtual.
Maiores detalhes na seção 4.4.3 da quarta edição do livro "Redes de Computadores"- Autor: Andrew S. Tanembaum
-
Pra lembrar uso isso:
CSMA/CD ------ um CD normal é físico então é padrão 802.3 mais perto do chão.
CSMA/CA ----- CA(collision avoidance) é só associar o A com aéreo, pelo ar, sem fio 802.11 mais alto né... wlw, espero ajudar!
-
Prezados,
As redes sem fio do padrão IEEE 802.11 funcionam com o padrão CSMA-CA ( colision avoidance ) , e não CSMA-CD ( colision detection )
Portanto a questão está errada.
-
ERRADO
CSMA/CA (redes sem fio)
-
CSMA/CD: É um método de acesso ao meio caracterizado pela detecção de colisão. O nó que deseja transmitir deve verificar antes de transmitir se o meio está livre, caso esteja, ele está apto a transmitir a informação. O protocolo não evita a colisão, apenas detecta e reinicia a transmissão.
CSMA/CA: Já o CSMA/CA sucessor do CSMA/CD possui o recurso de evitar a colisão. Após a verificação da ociosidade do meio, ele envia um quadro que informa que o meio será utilizado pelo nó em questão e por quanto tempo este estará ocupado.
fonte: Estratégia Concursos
-
gab.: ERRADO.
IEEE 802.11 - CSMA/CA - Collision Avoidance "Rede sem fio"
Bizuuu: SEM FIO = TRANSMISSÃO PELO AR = CSMA/CA --> evitar/prevenir colisão
IEEE 802.3 - CSMA/CD - Collision Detection "Rede Ethernet"
(CESPE - Q70025) O CSMA/CA funciona de forma a evitar colisões em sistemas de rede sem fio. CERTO!
Bons estudos!
-
CSMA/CA
▶ SEM FIO
▶ 802.11
▶ EVITA COLISÕES
CSMA/CD
▶ COM FIO
▶ 802.3
▶ DETECTA COLISÕES
Vamos, foguete NÃO TEM ré.
-
O protocolo CSMA/CA, utilizado pelas redes wi-fi, é fundamentado no protocolo de redes cabeadas CSMA/CD. Uma vez que, nas redes sem fio, é mais difícil serem identificadas colisões, o protocolo CSMA/CD foi alterado para se adequar a essa característica.