SóProvas


ID
613111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes TCP/IP e seus mecanismos de proteção, julgue
os itens subsequentes.

O protocolo TCP provê garantia de entrega ordenada e é orientado a conexão. O protocolo UDP é orientado a datagramas.

Alternativas
Comentários
  • o termo "entrega ordenada" pode parecer estranho, mas o significado é que o TCP garante que a sequência dos segmentos seja mantida.
  • O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim.
  • TCP
    Protocol de controle de transmissão
    ·         Confiavél
    ·         Orientado à conexão
    ·         Controle de fluxo
    ·         Garante entrega dos pacote
    ·         + lento (ex. uso do site receita federal) UDP
    Protocolo datagrama usúario
    ·         Não confiavél
    ·         Não orientado a conexão
    ·         Não garante entrega dos pacote
    ·         +  rápido (ex. transmissão de aúdio e video)

    ARQUITETURA TCP/IP
    Camada 4 – Transporte.

    QUESTÃO CORRETA
  • O TCP não "provê garantia de entrega ordenada".

    Ele provê sim, garantia de entrega, mas não ordenada necessariamente.

    Cada pacote tem um identificador de sequência para que a ordenação seja feita no destino! Mas a entrega não é ordenada...
  • TCP garante entrega ordenada sim, à camada de aplicação. Claro que pacotes chegarão fora de ordem, mas o TCP ordena antes de entregar à camada de aplicação.

  • O protocolo TCP provê garantia de entrega ordenada e é orientado a conexão. O protocolo UDP é orientado a datagramas?

    Informática para Concursos - 5ª Edição

    protocolo UDP (User Datagram Protocol – Protocolo de Datagrama de Usuário) é um protocolo de transporte sem conexão que fornece uma entrega rápida, mas não confiável, dos pacotes. Esse protocolo é uma opção em relação ao TCP e usado em menos casos.

    Por ser um protocolo não confiável, ele não fornece o controle de fluxo necessário, nem tampouco exige uma confirmação do receptor, o que pode fazer com que a perda de um pacote aconteça sem a devida correção. Por isso ele é usado em aplicações nas quais a velocidade é mais importante que a integridade dos dados (como vídeos e música pela Internet).

    Pelo fato de não exigir confirmação do receptor quanto à chegada dos pacotes, o protocolo UDP não sobrecarrega a rede tanto quanto o TCP (afinal, cada confirmação de recebimento é um pacote sendo transmitido, não é?), mas também por causa disso, não é confiável.

    “João, e quem é que usa essa ‘porcaria’, se ela não é confiável?”

    O serviço de DNS, por exemplo, que veremos depois, usa UDP como protocolo de transporte, porque deseja velocidade. O protocolo TFTP (FTP Trivial) também usa UDP. Serviços que permitem ouvir músicas e assistir a vídeos diretamente pela Internet também foram desenvolvidos para usar o UDP em vez

  • Prezados,

    O TCP e UDP são protocolos da camada de transporte. O TCP, diferentemente do UDP, oferece garantia de entrega e é orientado a conexão, enquanto o UDP não é orientado conexão, é chamado de orientado a datagrama, pois apenas empacota o datagrama e os envia.

    Apesar de ter causado certa confusão, o TCP garante a entrega ordenada sim. Mesmo nos casos onde os pacotes chegam desordenados, o TCP no recebedor ordena e garante que os dados vão ser entregues ordenados a camada de aplicação.

    Portanto a questão está correta.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    TCP (Transmission Control Protocol), é um protocolo orientado a conexões confiável que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da internet. Esse protocolo fragmenta o fluxo de bytes de entrada em mensagens discretas e passa cada uma delas para a camada internet. No destino, o processo TCP receptor volta a montar as mensagens recebidas no fluxo de saída.

    .

    .

    Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, 5ª edição.

  • Estou na questão 246 de redes e protocolos e é a primeira vez que ouço que UDP "é orientado a datagramas". TI, de fato, é um buraco negro.

  • pra escapar dessa "casca de banana", vale a pena lembrar que rede de circuitos virtuais (orientação a conexão) é o oposto de redes de datagramas (não orientação a conexões).

    pra galera que não chegou a ler tanenbaum, parece até loucura. provavelmente, vc que errou, deve ter associado o fato de o protocolo UDP não ser orientado a conexões, nem ter qualquer espécie de controle obrigatória, à impossibilidade de o protocolo ser orientado a datagramas ou o que quer que seja, não podendo ser orientado a nada!

    tanenbaum em seu cap 3, (CAMADA DE REDE), traz à baila essa diferença...

    pra galera q vai fazer pf, basta gravar o que foi dito no começo do comentário e bola pra frente. vale a pena aprofundar mt não.

    assertiva correta

  • CERTA

    UDP --->(utiliza Datagramas ) não confiável , não orientado a conexão e mais rápido que o TCP , pois apenas detecta erros . UDP é fim a fim e não ponto a ponto.

    TCP--->( utiliza Circuito virtual ) Confiável , orientado a conexão , mais lento , pois faz a verificação de recebimento , erros , sequência e de fluxo 

    (CESPE/2010/TJ) O protocolo UDP deve ser usado por aplicações que toleram pequenas perdas de dados ou que já realizam controle de erros. certa

  • Na verdade a camada de rede é que recebe os dados da camada de transporte e transforma em datagrama. Em cada camada, os dados têm uma designação própria. Na camada física chamamos de bits ou bytes. Na camada de enlace chamamos os dados de quadros. Na camada de redes, chamados de datagramas. Na camada de transporte chamamos de segmentos (se for TCP) ou datagramas (se for UDP).

  • User Datagram Protocol (Protocolo de Datagrama de Usuário).