-
De fato, de acordo com Sommerville (Software Engineering, 9th Edition, p. 88), os requisitos não funcionais podem ser: Requisitos de produto: Dizem respeito ao comportamento e às restrições do sistema de software (e.g. usabilidade, desempenho, etc.) Requisitos organizacionais: Dizem respeito às políticas e procedimentos das organizações do usuário e do desenvolvedor do software. (e.g. processo de desenvolvimento escolhido, linguagem de programação, etc.) Requisitos externos: Derivados de fatores externos ao sistema. (e.g. legislação, normas regulamentares, etc.)
-
Como assim, NÃO DIZEM RESPEITO? que isso quer dizer? Embora requisitos não funcionais possam ser referente a legislação, linguagem ou desempenho... todos os requisitos são pensados, direcionados ou DIZEM RESPEITO, restringe, condiciona ou exigem algo do software que será desenvolvido.
-
Vanderlei, o Alex deixou tudo mastigado lê ai que você vai entender
-
Temos requisitos de usuário e de sistema. No caso, nos dois tipos, podemos ter requisitos funcionais e requisitos não funcionais. Sendo assim nem todos requisitos não funcionais dizem respeito ao sistema.
-
Prezados,
Os requisitos funcionais dizem respeito a como o software deve operar, e como deve ser construído , mas nem todos eles dizem respeito diretamente ao sistema.
Sommerville classifica os requisitos não funcionais em 3 grupos :
- Requisitos do produto
- Requisitos organizacionais
- Requisitos externos.
Exemplo , um requisito não funcional organizacional pode estabelecer que o software deve ser desenvolvido na metodologia scrum com sprints de 3 semanas. Isso não diz respeito diretamente ao sistema e sim a forma de construção dele.
Portanto a questão está correta.
-
Horrível essa redação. Na verdade essas questões e Engenharia de Software da cespe deixa margem pra diversas interpretações; Nesse caso ficaria muito mais claro se fosse:
"nem todos os requisitos não funcionais dizem respeito ao comportamento e restrições de software "