SóProvas


ID
613180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para efeito de contagem, utilizando-se a técnica de análise de
pontos de função, julgue os itens que se seguem.

Se duas aplicações mantiverem o mesmo arquivo lógico interno, então esse arquivo será contado apenas na aplicação que detém o arquivo físico.

Alternativas
Comentários
  • Para fins de contagem, os dados serão considerados ALI (arquivo lógico interno) na aplicação que detém o arquivo físico e AIE (arquivo de interface externa) na outra aplicação. Logo, serão contados duas vezes de acordo com estas características.   Conceituando ALI e AIE: O ALI (arquivo lógico interno) - os dados são mantidos dentro da fronteira da aplicação sendo contada. O AIE (arquivo de interface externa) - os dados são mantidos fora da fronteira da aplicação sendo contada.   O AIE deve obrigatoriamente ser um ALI de outra aplicação.
  • Um ALI de um sistema não vai poder ser um ALI em outro, e sim um AIE, e deverá ser contado. Por tanto, incorreta a afirmação.
  • Questão errada.

    Se, na visão do usuário, o arquivo é MANTIDO pelas duas  aplicações, ele deve ser contado como ALI nas duas aplicações.
  • A conclusão que se pode tirar destas questões do BRB é:
    1) O Cespe adota critérios de interpretação e de linguagem técnica muito rigorosos em certas provas. Em outras eles aprontam uma lambança dessas.
    Com isso ou  nos acostumamos com o critério técnico rigoroso e sempre erraremos as questões idiotas. Ou sejamos flexíveis nos critérios e erraremos as questões mais complicadas.

    é difícil a vida de concurseiro.
  • Caro colega Rafael, 
        Concordo com você que o CESPE ora age com muito rigor técnico, ora é mais flexível, mas não acredito que seja o caso dessa questão. A questão é dividia em duas partes. Na primeira, o avaliador afirma que o mesmo aquivo é considerado um ALI nas duas aplicações. Sendo assim, cabe ao candidato   apenas avaliar como o arquivo deve ser contado. Em outras palavras, o julgamento deve ser feito apenas sobre a segunda parte, o "então" e não sobre a primeira parte, o "se".
  • Galera, não seiu se interpretei certo, mas julguei da segunte forma:
    -Se as duas aplicações mantiverem o mesmo arquivo lógico interno, então é ALI nas duas aplicações, logo o arquivo é físico nas duas não???
  • Para mim é assim:
    A contagem é feita sempre na visão do usuário. Se o usuário percebe que são 2 subgrupos do mesmo arquivo, serão 2 contagens. Se for o mesmo subgrupo, será só uma contagem. A questão está AFIRMANDO que é apenas UMA contagem.
  • Se duas aplicações mantiverem o mesmo arquivo lógico interno, então esse arquivo será contado apenas na aplicação que detém o arquivo físico.

    Se para as duas aplicações eles são ALIs, então deverá ser contado como tal nas duas, assim cada aplicação o incluiu na sua contagem independentemente.
    Quanto a segunda oração: APF não se liga a arquivo físico, portanto, não deve considerar quem detém o arquivo físico, bytecode, executável, etc.
  • há como duas apps terem o mesmo ALI? Pra mim estaria errada pois seria ALI em uma e ALE na outra

  • Prezados,

    Ele é contado como ALI em uma aplicação e como AIE na outra aplicação.

    Portanto a questão está errada.