SóProvas


ID
613225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de conceitos e terminologias empregados no âmbito do
gerenciamento de processos de negócio, julgue os itens seguintes.

No processo “vender produtos para os clientes”, “receber pagamento” constitui uma tarefa, e, no mesmo contexto, “conferir assinatura do cheque” é uma atividade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cartilha dos Bancos:

    Conferir Assinatura do Cheque é uma Tarefa diária. (Normalmente nos Bancos, essa conferência é obrigatória acima de determinado valor). Ex.: Cheques com valores acima de R$ 600,00.


  • Achei que estava correta, pois entendi assim:

    No PROCESSO --> vender produtos para os clientes;
    Temos a TAREFA --> receber pagamento;
    E ainda temos a ATIVIDADE --> conferir assinatura do cheque.

    Segundo o prof. Marcio Vitorino:
    TAREFA: É uma atividade atômica (pouca abrangência) que é incluída em um processo.
    ATIVIDADE: Podem ser processos, subprocessos ou tarefas.

    logo, "receber pagamento" e "conferir assinatura do cheque" são TAREFAS, logo também são ATIVIDADES.

    O que eu estou pensando erradamente?
    Obrigado.


     
  • De acordo com a BPMN, notação padrão da OMG para modelagem de processos de negócio, atividades representam um trabalho que é realizado dentro de um processo de negócio e consomem recursos (como tempo e custos). São representadas por retângulo com canto arredondado. Na notação, subprocesso e tarefa são tipos de atividades:

    Subprocesso: atividade composta que pode conter um fluxo de outras atividades;

    Tarefa: é o nível mais baixo de descrição, pode descrever uma ação simples. É considerada uma atividade atômica.

    Desta forma, no processo “vender produtos para os clientes”, “receber pagamento” é uma atividade (não atômica e possivelmente sendo um subprocesso). Já "conferir assinatura do cheque” é uma tarefa, pois dentro da atividade de recebimento do pagamento descreve uma ação simples, imediata. Representa o nível mais baixo de um passo no processo.

    Para ilustrar, poderia representar um processo "Receber Pagamento" começando com um gateway exclusivo do qual saíria os fluxos correspondentes a cheque, cartão ou dinheiro (em espécie). No fluxo do cheque, poderia detalhar o fluxo com os passos representados cada um por uma tarefa: "receber o cheque" --> “conferir assinatura do cheque” --> ...

    Pelo modo "CESPIANO" de pensar, a primeira parte da sentença está errada, pois “receber pagamento” não tem como ser uma tarefa no contexto apresentado. Já "conferir assinatura do cheque”, que certamente é uma tarefa e foi definida como atividade, pelo jeito CESPE de pensar, está correto, pois pela definição toda tarefa é uma atividade (podemos assumir que tarefa é um subtipo de atividade). Assim, a questão está ERRADA somente por afirmar que “receber pagamento” constitui uma tarefa.
  • O erro é simples, como dito acima, 

    Receber pagamento é uma atividade, que pode envolver algumas tarefas, você pode receber o cheque, conferir a assinatura e, se de acordo, carimbar, assinar ou emitir um recibo.

    Conferir a assinatura do cheque é uma tarefa simples, praticamente indivisível.
  • Prezados,

    A questão está errada por que não há nenhuma forma de determinar se "receber pagamento" e "conferir assinatura" sejam atividades ou subprocessos ou tarefas. Não tem como saber se existem tarefas associadas ou se são simples tarefas.

    Caso fosse dado um processo mapeado, seria possível. Na falta de mais informações, qualquer afirmação é irrelevante e equivocada. Dessa forma, questão errada.
  • Concordo quase integralmente com o Rafael Rene, mas na minha visão o erro está em colocar "receber pagamento" e "conferir assinatura do cheque" na mesma categoria. Não é possível dizer a priori se "receber pagamento" é uma atividade ou um subprocesso, já que isso vai depender muito do nível de detalhamento pretendido na modelagem.

    O que pode sim ser afirmado é que, se "receber pagamento" é atividade, "conferir assinatura do cheque" não o será. O contrário também é verdadeiro: se "conferir assinatura do cheque" é atividade, "receber pagamento" não é. Isso porque essas são claramente ações com níveis de detalhamento bastante diferente. Provavelmente, "conferir assinatura do cheque" está inclusive dentro de "receber pagamento" como uma de suas etapas.

    Portanto:

    Se "receber pagamento" é atividade --> "conferir assinatura do cheque" é uma de suas tarefas
    Se "receber pagamento" é subprocesso --> "conferir assinatura do cheque" é uma de suas atividades
  • De acordo com o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK v3.0) temos as seguintes definições para atividades e tarefas:

    Atividade: Conjunto de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível de um produto ou serviço.

    Tarefa: São decomposições de atividades e representam um conjunto de passos ou ações executadas para realizar um trabalho. Essas tarefas logicamente relacionadas quando encadeadas completam a atividade. Tarefas geram um resultado definível que corresponde as partes de um produto, podem ter suporte automatizado ou não e algumas podem ser totalmente automatizadas.

    No caso da questão acima, há uma inversão do conceitos. "Receber pagamento" é uma atividade, pois percebe-se que é possível quebrá-la em diversas outras tarefas, como "conferir assinatura do cheque".

    download: http://c.ymcdn.com/sites/www.abpmp.org/resource/resmgr/Docs/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf


  • receber pagamento seria uma atividade e conferir assinatura do cheque seria uma tarefa dentro da atividade de receber o pagamento.