SóProvas


ID
613240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

      De uma lanchonete na Georgia (EUA), um ex-funcionário de uma empresa farmacêutica norte-americana conseguiu apagar a maior parte da infraestrutura de computadores dessa companhia. Usando uma conta de usuário, o ex-funcionário acessou a rede da empresa e disparou o console de gerenciamento vSphere VMware instalado secretamente por ele próprio na rede da companhia algumas semanas antes da sua demissão. Pelo vSphere, ele apagou 88 servidores dos sistemas de hospedagem VMware da empresa, um a um.
Internet: <idgnow.uol.com.br> (com adaptações)


Acerca da situação descrita no texto acima e considerando o disposto na norma ISO/IEC 27002, julgue os itens subsequentes.

Na situação descrita, houve violações de confidencialidade, integridade e disponibilidade nos ativos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Não houve violação de confidencialidade. O ex-funcionário não obteve acesso à dados confidenciais
  • Analisando somente a questão a resposta é errada, mas se você conhecer o caso e lembrar dele (http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/08/17/demitido-consultor-apaga-15-sistemas-e-paralisa-farmaceutica-nos-eua/) a resposta esta correta, afinal o ex-funcionário usou uma conta de outro funcionário, ou seja, ele tinha a senha pessoal dele. Portanto, a confidencialidade foi quebrada. Apenas para ficarmos espertos.
  • Ao meu ver a questão é "Certo", pois houve sim a violação da confidencialidade da senha de um usuário, além disso houve violação de integridade e disponibilidade, pois os ativos(servidores) foram apagados.
  • Gabarito "E". Segundo a 27001, 
    Confidencialidade: Propriedade de que a informação não esteja disponível ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não autorizados.
    Integridade: Propriedade de salvaguarda da exatidão e completeza de ativos. (Salvaguarda significa garantia, proteção ou segurança)
    Disponibilidade: Propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.
    A única propriedade que eu vejo que pode não ter sido violada é a da disponibilidade. A questão não disse se os dados deixaram de estar acessíveis. Parece meio óbvio que algo se perdeu, já que 88 servidores foram afetados. Mas se a empresa tiver um plano de contigência legal pode ser que os dados continuem disponíveis. Questão confusa =/
  • GABARITO ERRADO.
    Pois houve apenas violação da DISPONIBILIDADE dos ativos, pois foram apagados, ou seja indisponibilizados.
    Haveria violação da confidencialidade se o ex-funcionario utilizasse os ativos/informações em proveito proprio, e não necessariamente os apagasse, porém  foi só o que fez.
    E teria violação da integridade se ele, ao inves de apagar, corrompesse ou alterasse o conteudo dos ativos. 
    Em relação a Conta de Usuario que o ex-funcionario fez uso, a banca quis dizer que ele utilizou tal conta que ele possuia quando era efetivo da empresa, mas como a empresa foi negligente com as boas praticas da ISO 27002, o ex-funcionario permaneceu com a possibilidade de acesso.

    Abraço
  • violação de integridade: Modificação, Inserção, Exclusão e Repetição.
  • Amanda mandou muito bem:

    Confidencialidade: Propriedade de que a informação não esteja disponível ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não autorizados.

    Uma vez que ele era ex-funcionário, a informação não deveria estar acessível à ele.

    Integridade: Propriedade de salvaguarda da exatidão e completeza de ativos.

    Se o ativo sumiu, é óbvio que ele não está mais completo.

    Disponibilidade: Propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.

    A questão disse apenas que ele apagou a maior parte da infra, o que corrobora com a idéia de que talvez os serviçoes ficassem disponíveis.

    Ou a questão está correta ou deve ser anulada.

     

  • Prezados,

    A integridade foi violada, visto que os dados dos servidores estavam lá e foram apagados. A disponibilidade foi violada, visto que os serviços hospedados nos servidores ficaram indisponíveis. Porém a confidencialidade não foi violada porque, conforme o texto associado a questão, o ex funcionário não divulgou nenhum dado.

    Portanto a questão está errada.

  • Questão estranha, acesso de EX funcionário não viola a confidencialidade?