SóProvas


ID
613249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de criptografia.

Em uma comunicação, considere que o emissor e o receptor sejam representados, respectivamente, por A e B. Nesse caso, tanto o uso de criptografia simétrica (em que uma chave K seja compartilhada por A e B) quanto o uso de criptografia assimétrica (em que A use a chave pública de B para criptografar mensagens) não garantem o princípio da irretratabilidade.

Alternativas
Comentários
  • não repúdio ou irretratabilidade - o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem.
    Somente a assinatura digital garante o não repúdio.
  • A irretratibilidade poderia ser garantida se A usasse sua própria chave privada para criptografar a mensagem e B usasse a chave pública de A para descriptografar a mensagem.
  • Segundo o CESPE, a criptografia assimétrica garante os 4 princípios sim, todavia, com relação à irretratabilidade:



    confidencialidade / integridade / irretratabilidade ( somente se emissor assinar com sua chave privada) / autenticação

  • Uma das questões mais legais sobre criptografia! 
    1- uso de criptografia simétrica (em que uma chave K seja compartilhada por A e B) -> a criptografia simétrica nunca garante não-repudio, garante somente Confidencialidade, Integridade e Autenticação.
    2- uso de criptografia assimétrica (em que A use a chave pública de B para criptografar mensagens) não garantem o princípio da irretratabilidade. -> esse é o mecanismo usado na assinatura digital, que não garante autenticação e não-repúdio (irretratabilidade).

    Questão correta, portanto!
  • mas olhem essa questão de 2013


    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

    Prova: Perito Criminal Federal

    Resolvi errado

    A respeito de criptografia, julgue os itens subsequentes.

    A confidencialidade e a integridade de uma comunicação são garantidas com o uso de criptografia tanto simétrica quanto assimétrica. No entanto, para garantir autenticidade e irretratabilidade, é necessário o uso combinado desses dois tipos de criptografia.



    errada
  • Questão Correta, entenda:

    A criptografia simétrica não garante irretratabilidade de jeito nenhum, já a criptografia assimétrica é meio termo, simplesmente por usar duas chaves em que se eu usar a chave privada eu consigo garantir a irretratabilidade, mas se eu usar a chave publica eu não consigo fazer isso. E como a questão em uma de suas partes fala "quanto o uso de criptografia assimétrica (em que A use a chave pública de B para criptografar mensagens)"  veja que ele citou apenas a chave publica na cifragem das mensagens. Dessa forma, não tem como garantir realmente a irretratabilidade. 

  • Prezados,

    O uso da criptografia simétrica por si só, não garantiria o não repúdio/irretratabilidade. Para garantir o não repudio deveria ser adotada uma solução de assinatura digital, ou uma solução de criptografia assimétrica onde A ( emissor ) utiliza sua chave privada para criptografar a mensagem, e B ( receptor ) usa a chave pública de A para decifrar. 
    O comando da questão apresenta A cifrando a mensagem com sua chave pública, assim, só ele ( detentor de sua chave privada ) poderia ver a mensagem.

    Portanto a questão está correta.

  • O uso da criptografia simétrica por si só, não garantiria o não repúdio/irretratabilidade. Para garantir o não repudio deveria ser adotada uma solução de assinatura digital, ou uma solução de criptografia assimétrica onde A ( emissor ) utiliza sua chave privada para criptografar a mensagem, e B ( receptor ) usa a chave pública de A para decifrar. 

    O comando da questão apresenta A cifrando a mensagem com sua chave pública, assim, só ele ( detentor de sua chave privada ) poderia ver a mensagem.

  • RESPOSTA C

    [...] Para garantir o não repudio deveria ser adotada uma solução de as-sinatura digital, ou uma solução de criptografia assimétrica onde A (emissor) utiliza sua chave privada para criptografar a mensagem, e B (receptor) usa a chave pública de A para decifrar. comentário do Prof.

    #sefaz-al