SóProvas


ID
613348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos sistemas operacionais
Windows e Linux.

Apesar de multiusuário e multiprogramável, o sistema operacional Linux não permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.

Alternativas
Comentários
  • "Errada"

    Comentário: O Linux é um sistema multiusuário e multiprogramável (multitarefas), mas permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.

    O que é redirecionamento de entrada e saída de dados?

    Nos sistemas operacionais modernos a entrada de dados ocorre através do teclado e saída através do Monitor, esse é o padrão do funcionamento. Mas em algumas ocasiões pode ser necessário direcionar a saída para um arquivo ou fazer com que a saída de um comando seja a entrada do outro.

    Por exemplo:

    O Comando ‘cat’ no Linux serve para visualizar ou concatenar “juntar” o conteúdo de arquivos. Veja o exemplo abaixo do comando ‘cat’ sendo utilizado para visualizar o conteúdo do arquivo informativo.txt.     Logo abaixo está o comando ‘cat’ sendo usado para concatenar “juntar” o conteúdo de dois arquivos de texto:   No Exemplo acima o comando ‘cat’ deu a o resultado, ou seja, a saída para apresentação na tela “monitor”, mas podemos utilizar o redirecionamento para mandar o resultado para um arquivo. Veja o exemplo abaixo:  


    O resultado da concatenação feita pelo ‘cat’ não foi apresentado em tela, foi redirecionado para o arquivo “brb” utilizando o operador ‘>’ . Se o usuário quiser ver o conteúdo do arquivo “brb” basta aplicar o comando: cat brb.

    Fonte:
    http://professorleomatos.blogspot.com/2011/10/comentario-da-prova-de-escriturario.html
  • Puts eu também não entendi nada ....kkkkkkkkkkkkkk

  • Rapaz, acho que isso é a lingua dos anjos!

    :)
  • Excelente explicação Alan, tudo o que vi na aula hoje, porém resumidíssima.
     

  • Pelo menos ele tentou ajudar.
  • "ôôôôôôxxxiiiii! Ki bôba é isso."
  • ATENÇÃO: UM BREVE RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO LINUX

    - É UM SISTEMA MULTIUSUÁRIO E MULTITAREFA
    - CONTÉM BIBLIOTECAS COMPARTILHADAS; GERENCIAMENTO COMPLETO DE MÉMORIA E PROCESSOS; UTILIZAÇÃO DE MEMORIA VIRTUAL; SUPORTE A TCP/IP
    - O SISTEMA DE ARQUIVO MAIS UTILIZADO É O EXT2 OU SEU SUCESSOR EXT3 MAS TAMBEM PODE UTILIZAR O ReiserFS
    - É UM SISTEMA OPERACIONAL LIVRE COM LICENÇA GPL.

    * LEMBRANDO O LINUX ACEITA O SISTEMA DE ARQUIVO DO WINDOWS, POREM ESSE NÃO ACEITA O SISTEMA DE ARQUIVO DO LINUX.

  • Essa questão para uma prova de escriturário? Será que um usuário de um sistema operacinal precisa conhecer esse processo? Penso que não!!!
  • Estudante precisa saber de tudo um pouco, Otimo comentario Alan.

    Conhecimento nunca e pouco

    Bons estudos ...
  • Basta lembrar que o Linux é um sistema "moldável", diferentemente do Windows que é totalmente rígido. Portanto, no Linux é possível criar novos aplicativos, novas extensões, enfim, criar um sistema operacional novo da maneira como lhe convém.
  • Perfeito comentário, Alan! Parabéns e obrigado pela generosidade em compartilhar seu conhecimento!

    Grande abraço e bons estudos!
  • Apesar de multiusuário e multiprogramável, o sistema operacional Linux não permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.


    Permite sim, veja o exemplo.

    Redirecionamento 

    A última característica particular do Linux é a habilidade de redirecionamento. Como o Linux foi criado por um programador e sua intenção era que o sistema fosse utilizado por programadores, as shell's têm grande facilidade em tratar as entradas e saídas de dados. 
     

    Como exemplo de entrada de dados podemos citar o teclado, o mouse, um disquete. Todos eles alimentam o computador com informações. Como exemplo de saída de dados temos o monitor, a impressora, o disquete. Todos eles recebem informações do computador.  
     

    Como o conceito de entrada e saída é muito utilizado no Linux e como existem situações onde um processo pode não saber qual é sua entrada ou saída de dados, definimos duas, chamadas de padrão. A entrada padrão (também chamada stdin) é o teclado, a saída padrão (chamada stdout) é o monitor.  
     

    Como esses padrões podem ser alterados, posso facilmente direcionar um resultado de uma saída para outra, utilizando um sinal de maior (>). Posso redirecionar uma entrada para outra, usando um sinal de menor (<). E posso redirecionar uma saída para uma entrada usando uma barra vertical (o sinal em inglês se chama "pipe" (|)). 
     

    Desta maneira, se quero listar os arquivos em um (sub)diretório, mas quero que o resultado seja armazenado em um arquivo, posso executar: 
     

    ls > saida 
     

    O resultado será gravado em um arquivo chamado saida. O redirecionamento é utilizando principalmente em programas ou quando o resultado de um processamento não será observado diretamente pelo usuário. 

    FONTE:
     
    http://www.ccuec.unicamp.br/treinamento_int2004/linux_basico/pag8.html

  • Isso mesmo!!!!  Vc tem me ajudado muuuuito a aprender informática!!  

    Valeu Alan!!! 
  • É fato que o Linux é um sistema multiusuário (permite que vários usuários estejam logados simultaneamente no sistema) e multiprogramável/multitarefa (permite o gerenciamento de diversos programas ao mesmo tempo) e permite o redirecionamento de entrada e saída de dados, ou seja, quase todos os comandos Linux tem uma entrada e produzem uma saída, a entrada de um comando são os dados que o comando vai processar, essa entrada pode vir de um arquivo especificado pelo usuário, de um arquivo do sistema, do terminal ou da saída de outro comando. A saída de um comando são os dados de entrada processados, a saída de um comando pode ser impressa na tela de um terminal, enviada a um arquivo, ou servir de entrada a um outro comando. Enfim, a questão está errada ao afirmar que o Linux não permite o redirecionamento da entrada e saída dos dados.
  • Princípio Nishimura: se tem negação, provavelmente a questão está errada.
  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO

  • Ele permite esse redirecionamento de entrada e saída sim!

  • Parei quando restringiu
  • Os sistemas operacionais possuem características básicas em comum, como serem multitarefas, multiusuários e multiprogramáveis.
    Tanto o Windows como o Linux permitem que o usuário faça o redirecionamento de uma entrada ou saída de dados, buscando em arquivos informações para o processamento de um comando, ou gravando em arquivos a saída de um comando.

    Gabarito: Errado.


  • ERRADO

    O Linux permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.

  • dizer que uma tecnologia não consegue fazer algo é sarrar o erro

  • Nunca mais veremos uma questão dessas em provas

  • A regra é clara: diminuiu, desdenhou, limitou, comparou, voltou atrás, restringiu, obrigou.

    A chance de ganhar mais uns três pontinhos está aí.