SóProvas


ID
613465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma gama de produtos e serviços financeiros é atualmente
comercializada nas economias de mercado. Acerca desses produtos
e serviços, julgue os itens que se seguem.

Desde que consigam replicar o retorno de um índice de referência, os fundos de renda fixa referenciados têm liberdade para decidir como investir seus recursos, já que até 49% do patrimônio desses fundos pode ser investido em ações e derivativos.

Alternativas
Comentários
  • "Errada"

    Os fundos referenciados devem manter o mínimo de 95% de seus recursos em ativos que acompanhem o índice de referência.
  • Renda Fixa: Os fundos dessa categoria possuem a sua carteira de investimentos ( ATÉ 80% E NÃO ATÉ 49%) composta por títulos de renda fixa pré ou pósfixados ,públicos ou privados



  • Fundo de Renda Fixa

    São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no final da aplicação). O modo mais fácil de entender o que é um título de renda fixa é imaginar cada título como um empréstimo. Cada vez que você compra um título de renda fixa você está basicamente emprestando dinheiro ao emissor do título (que pode ser o seu banco, uma empresa ou o governo). Os juros cobrados nada mais são do que a remuneração que você recebe por emprestar seu dinheiro.


    Para ser classificado como referenciado precisa:

        Em sua denominação conter o indicador de desempenho escolhido;

        No mínimo 80% do patrimônio líquido deve ser representado por:

            Títulos públicos federais;

            Títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja certificado por uma agência de classificação de risco localizada no país como de baixo risco de crédito ou equivalente;

        No mínimo 95% da carteira ser composta por ativos financeiros que acompanham o indicador de desempenho escolhido;

    Pode realizar operações com derivativos apenas para proteção contra as oscilações da taxa de juros.
  • OBRIGAÇÕES DOS FUNDOS REFERENCIADOS

    TENHAM 80% NO MÍNIMO, DE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO REPRESENTADO,ISOLADO OU COMULATIVAMENTE, POR:
    • TÍTULOS DE EMISSÃO DO TESOURO NACIONAL E/OU DO BACEM.
    • TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS DE RENDA FIXA CUJO O EMISSOR ESTEJA CLASSIFICADO NA CATEGORIA DE BAIXO RISCO OU EQUIVALENTE,  COM CERTIFICAÇÃO POR AGÊNCIA DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO LOCALIZADO NO PAÍS.
    ESTIPULEM QUE 95% NO MÍNIMO,DA CARTEIRA SEJA COMPOSTA DE ATIVOS FINANCEIROS  DE  FORMA A ACOMPANHAR, DIRETA OU INDIRETAMENTE, A VARIAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO("BENCHMANK") ESCOLHIDO.
  • Pode-se sintetizar os fundos referenciados por denominação de suas obrigações:

    OBRIGAÇÕES DOS FUNDOS REFERENCIADOS

    Ø tenham 80% (oitenta por cento), no mínimo, de seu patrimônio líquido representado, isolada ou cumulativamente, por:
    a) títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil;
    b) títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localizada no País;
     
    Ø estipulem que 95%(noventa e cinco por cento), no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variação do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido;
     
    Ø restrinjam, a respectiva atuação nos mercados de derivativos, a realização de operações com o objetivo de proteger posições detidas à vista, até o limite dessas. É vedada a cobrança de taxa de performance, salvo quando se tratar de Fundodestinado a investidor qualificado.
  • Obrigações dos fundos referenciados:

    Tenham 80%, no mínimo, de seu patrimônio líquido representado, isolada ou cumulativamente, por:
    a - Títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil;
    b - Títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localixada no País;
    c - Estipulem que 95%, no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou idiretamente, a variação do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido.
    É vedada a cobrança de taxa de performance, salvo quando se tratar de Fundo destinado a investidor qualificado (os que têm mais condições de investir que os investidores comuns. São exemplos Instituições Financeiras, Companhias Seguradoras, Entidades de previdência complementar, dentre outros, além de pessoas físicas ou jurídicas que possuam investimentos financeiros superiores a R$ 300.000,00)
  • Com um texto que pode confundir o leitor a questão está errada, já que os Fundos Referenciados devem investir no mínimo 95% de seu patrimônio em ativos que acompanham diretamente ou indiretamente o seu  benchmark (referência).

  • A Instrução da CVM que:

    Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento, diz :

    Art. 94 -

    II - Estipula que 95% (noventa e cinco por cento), no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variação do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido;


    Referência: http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/exiato.asp?File=\inst\inst409.htm
  • Não vi nenhum comentário sobre como se da a relação entre fundos referenciados e derivativos.Portanto:


    Nos fundos referenciados a aplicação em derivativos é somente com a finalidade de proteção das posições detidas à vista, não podendo ultrapassar as mesmas e nem fugir da finalidade de Heage da carteira.


    Abraços!

  • Fundos referenciados são aqueles que visam

    seguir algum índice de referência. Os mais

    conhecidos são os Referenciados DI. Para serem

    considerados referenciado, os fundos devem

    investir, no mínimo, 95% da carteira, em ativos

    pós-fixados (sendo 80%, pelo menos, em títulos

    públicos federais ou papéis de empresas de baixo

    risco) e que acompanhem a variação do indicador

    de desempenho escolhido, no caso, o CDI.

  • O que deixa evidente o erro na questão é citar fundo de renda fixa e dizer que 49% dele é composto por renda variável. 
    Ai o examinador entrega o ouro. 

  • Desde que consigam replicar o retorno de um índice de referência, os fundos de renda fixa referenciados têm liberdade para decidir como investir seus recursos, já que até 95% do patrimônio desses fundos pode ser investido em ações e derivativos.

  • Fundos Referenciados – Devem identificar em sua denominação o seu indicador de desempenho, em função da estrutura dos ativos financeiros integrantes das respectivas carteiras, desde que atendidas cumulativamente as seguintes condições:

    I. Tenham 80%, no mínimo, de seu patrimônio líquido representado, isolada ou cumulativamente, por:
    a. títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil;
    b. títulos e valores mobiliários de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localizada no País, tal como debentures;
    II. Estipulem que 95%, no mínimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variação do indicador de desempenho (“benchmark”) escolhido;
    III. Restrinjam a respectiva atuação nos mercados de derivativos a realização de operações com o objetivo de proteger posições detidas à vista, até o limite dessas.

  • Fundos referenciados são aqueles que visam seguir algum índice de referência. Os mais conhecidos são os Referenciados DI. Isto é, 95% de sua carteira  é composta por ativos que acompanhem um determinado indicador. Neste caso, os fundos são atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e têm o objetivo de acompanhar a variação diária das taxas de juros no mercado interbancário.

    http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/04/fundos-di-incidem-sobre-a-aplicacao-total

  • Pessoal vou deixar um site que diferencia alguns fundos de classe.

    http://brasilpluralcorretora.com/bd/Products/InvestmentFunds

    O que trata a questão  e o de renda fixa seguem abaixo, a título de conhecimento:

    Referenciado

    Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. 
    Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais ou em títulos de renda fixa privados classificados na categoria "baixo risco de crédito". Além disso, no mínimo 95% de sua carteira é composta de ativos que acompanhem a variação do seu indicador de desempenho, o chamado benchmark. Usam instrumentos de derivativos com o objetivo de proteção (hedge). 
    Os fundos referenciados mais conhecidos são os DI. Fundos que buscam acompanhar a variação diária das taxas de juros (Selic/CDI) e se beneficiam em um cenário de alta de juros. 

    Renda Fixa

    Aplicam uma parcela significativa de seu patrimônio (mínimo 80%) em títulos de renda fixa prefixados (que rendem uma taxa de juro previamente acordada) ou pós-fixados (que acompanham a variação da taxa de juro ou um índice de preço). Além disso, usam instrumentos de derivativos com o objetivo de proteção (hedge). 
    Nos fundos de renda fixa acontece o oposto dos fundos referenciados DI, pois se beneficiam em um cenário de redução das taxas de juros. 

  • parei de ler nos 49%, por macete, não tem nada relacionado ao assunto que tenha essa numeração de 49%

  • A Questão se refere a FUNDOS GENÉRICOS

    Pelo que vi de outras questoes

  • No mínimo 95% dos títulos têm que está aplicados no fator de referência.

  • Os Fundos DI ou Fundos de Renda Fixa Referenciados DI são fundos que devem investir no mínimo 95% do seu patrimônio em Títulos Públicos atrelados a SELIC. Lembrando que SELIC é a taxa que o governo paga a quem empresta dinheiro a ele, é a taxa básica da economia e funciona como referência para todos os tipos de juros.

  • Não está correta a afirmação, pois os Fundos DI ou Fundos de Renda Fixa Referenciados DI são fundos que devem investir no mínimo 95% do seu patrimônio em Títulos Públicos atrelados à SELIC. Os Fundos DI são compostos basicamente de Títulos do Tesouro do tipo Tesouro SELIC, também conhecidos como LFT.

    Quanto aos outros 5% podem ser investidos em títulos com as mesmas regras dos Fundos de Curto Prazo, que em regar, são mais indicados em cenários com índices de inflação elevada e juros baixos.


    GABARITO: Errado

  • No fundo referenciado, no mínimo 95% do patrimônio do fundo deve estar aplicado em títulos que seguem o desempenho do índice de referência ou benchmark.

    Resposta: Errado