SóProvas


ID
616183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

Politecnia refere-se ao domínio intelectual da técnica e à possibilidade do exercício de trabalhos flexíveis, recompondo-se as tarefas de modo criativo por meio de formas de pensamento mais abstratas, da crítica e da criação.

Alternativas
Comentários
  • O texto propõe uma reflexão sobre os conceitos de polivalência, politecnia e cooperação à luz dos modelos de organização do trabalho vigentes ao longo do século XX. Do modelo taylorista-fordista aos modelos flexíveis observou-se a passagem da monotecnia para a polivalencia dos trabalhadores, mas com limitação na participação da gestão do processo de trabalho. Já o conceito da politecnia propõe a fusão entre concepção e execução das atividades de trabalho, onde o advento da cooperação pode ser elemento emancipado.

    .http://seer.fclar.unesp.br/redd/article/view/5046






  • Polivalência significa simplesmente um trabalho mais variado com uma certa abertura quanto à possibilidade de administração do tempo pelo trabalhador e não importa necessariamente mudança qualitativa das tarefas […] É suficiente, para ser um trabalhador polivalente, o recurso aos conhecimentos empíricos disponíveis, permanecendo a ciência como algo que lhe é exterior e estranho. […]

    Politecnia representa o domínio da técnica a nível intelectual e a possibilidade de um trabalho flexível com a recomposição das tarefas a nível criativo. Supõe a ultrapassagem de um conhecimento meramente empírico, ao requerer o recurso a formas de pensamento mais abstratas. Vai além de uma formação simplesmente técnica ao pressupor um perfil amplo de trabalhador, consciente, e capaz de atuar criticamente em atividades de caráter criador e de buscar com autonomia os conhecimentos necessários ao seu progressivo aperfeiçoamento.
  • (...) Marx associa educação politécnica à ideia de indivíduo integralmente desenvolvido. Machado (1989, p. 129) corrobora essa ideia ao assinalar que: “No ensino politécnico, não é suficiente apenas o domínio das técnicas; faz-se necessário dominá-las ao nível intelectual”. A autora prossegue: Para compreender o funcionamento dos recursos tecnológicos Marx recomenda partir sempre das simplificações, reduzindo os mecanismos complicados a seus princípios básicos, privilegiando a transmissão dos princípios gerais e dos conceitos científicos utilizados com mais frequência. Nestas indicações, está presente a preocupação de Marx com a definição do caráter do ensino politécnico, no sentido de conferir-lhe um nível de reflexão e abstração necessário à compreensão da tecnologia, não apenas na sua aplicação imediata, mas na sua dimensão intelectual. (idem, ibidem, grifo nosso) Assim, é pela formação politécnica que se daria a formação intelectual, física e tecnológica, o que sugere que o conceito de politecnia pode abarcar a ideia de formação humana integral. No que diz respeito à educação do corpo, esta deveria compensar os efeitos nocivos do trabalho à saúde que, sobretudo no sistema de máquinas, “agride o sistema nervoso ao máximo, reprime o jogo polivalente dos músculos e confisca toda a livre atividade corpórea e espiritual” (Marx, 1996, p. 53). Note-se o caráter de indissociabilidade entre educação do corpo, educação intelectual e educação tecnológica que Marx confere à formação de qualidade superior.