SóProvas


ID
616228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.

O acesso à educação básica de qualidade é condição necessária, mas não suficiente, para a qualificação do trabalhador. Assim, a formação geral não exclui a necessidade de formação profissional específica.

Alternativas
Comentários
  • O acesso à educação básica de qualidade é condição necessária, mas não suficiente, para a qualificação do trabalhador. Errado

     

  • No Ensino Fundamental e, nas demais etapas da Educação Básica, a qualidade não tem sido tão estimulada quanto à quantidade. Depositar atenção central sobre a quantidade, visando à universalização do acesso à escola, é uma medida necessária, mas que não assegura a permanência, essencial para compor a qualidade. Em outras palavras, a oportunidade de acesso, por si só, é destituída de condições suficientes para inserção no mundo do conhecimento. (PÁGINA: 21 DCN Para EDUCAÇÃO BÁSICA)

    A CF/1988 estabelece a educação como um direito social em seu artigo sexto. Complementarmente, no caput do artigo 205, reforça que a educação é “direito de todos e dever do Estado e da família”, devendo ser “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”. Ainda no caput do mesmo artigo, afirma que educação deve visar ao “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. 

    (QUESTÃO) O acesso à educação básica de qualidade é condição necessária, mas não suficiente, para a qualificação do trabalhador. Assim, a formação geral não exclui a necessidade de formação profissional específica.

    Trata-se da exigência de se conceber a qualidade na escola como qualidade social, que se conquista por meio de acordo coletivo. Ambas as qualidades – pedagógica e política – abrangem diversos modos avaliativos comprometidos com a aprendizagem do estudante, interpretados como indicações que se interpenetram ao longo do processo didático-pedagógico, o qual tem como alvo o desenvolvimento do conhecimento e dos saberes construídos histórica e socialmente.