SóProvas


ID
616363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.

Os projetos são caracterizados por fases que compõem o seu ciclo de vida, entre as quais se incluem a de conceituação e a de planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A conceituação do projeto se dá na fase INICIAÇÃO, do ciclo de um projeto. Essa atividade se resume à produção do Termo de Abertura, documento que traz uma descrição breve do projeto, orçamentos, prazos, etc. Traz também a Declaração do Escopo do Projeto, um detalhamento do que será feito (como se fosse o Termo de Abertura mais especificado). O PLANEJAMENTO é a segunda fase do ciclo, e consiste da elaboração dos planos detalhados de escopo, qualidade, prazo, financeiro, de riscos, de aquisições, entre outros. 
    Lembrando que, essas fases não são excludentes, não precisam necessariamente ser encerradas para que outras se iniciem.
  • Discordo do gabarito.

    a palavra "conceituação" nem aparece em todo PMBOK 2008 em  portugues.

    na sessão 2.1.1 as fases apresentadas são:

     1. Início do projeto

    2. Organização e preparação

    3. Execução do trabalho do projeto

    4. Encerramento do projeto.
  • Se for considerado o PMBOK para responder a essa questão, está completamente errada.
    Muita gente confunde (e o examinador também confundiu) "grupos de processo" com "fases". Um projeto pode ser dividido em diversas fases. Cada fase passa pela iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
    Não se pode falar em uma "fase de planejamento"... mesmo porque os processos de planejamento podem ser iterados diversas vezes durante toda a fase, assim como os de execução e de monitoramento e controle.
    Por fim, inexistem fase ou grupo de processo de "conceitução". Provavelmente a banca estava referindo-se à Iniciação, o que não tem nada a ver com "conceituação".
  • Felipe,
    Não sei de onde a Cespe tirou este termo "conceituação". Inclusive errei a questão por causa disso. Porém, discordo do que vc disse sobre não se poder falar em "Fase de Planejamento" e do seu argumento de que Não existe fase porque "os processos de planejamento podem ser iterados diversas vezes durante toda a fase, assim como os de execução e de monitoramento e controle.
    De acordo com a bibliografia que tenho: Gerenciamento de Projetos do Ricardo Viana Vargas 7a edição, nas páginas 32 e 33, ele trata SIM como fases: Fase de Iniciação, Fase de Planejamento etc. Inlcusive ilustrando com uma figura cíclica que os processos das fases de Planejamento, Execução e Controle podem se repetir várias vezes, antes da fase de Encerramento.
    A figura do livro é bem parecida com esta: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/img/pmbok_grupos_processos.png
    No rodapé da figura do livro está escrito: Inter-relacionamento entre fases/grupos de processo em um projeto (PMI, 2008)
    Ele ainda detalha, em uma segunda figura, que: cada fase de execução, pode ter seu próprio ciclo de vida.

    Dito isso, como falei no início, sigo sem saber de onde a CESPE tirou o termo "conceituação". Se alguem achar e/ou tiver a fonte eu agradeço...

  • Veja na página 21 do PMBOK, quando é explicado o ciclo de vida e a possível relação entre as fases.
    Para o PMBOK, um projeto pode ser de fase única ou de várias fases. Nessa figura ele dá um exemplo de um projeto de criação de uma nova fábrica com duas fases:
    1ª Fase) Concepção;
    2ª Fase) Construção.

    Na outra figura ele dá um outro exemplo de projeto com 3 fases, a limpeza de um local de tatamento de resíduos perigosos:
    1ª Fase) Desativação dos serviços da instalação;
    2ª Fase) Remoção/Limpeza de resíduos;
    3ª Fase) Paisagismo.

    Note que, na figura, ele demonstra que dentro da fase de concepção são tratados os processos de iniciação, processos de planejamento, processos de execução, de monitoramento e controle e de encerramento. Em seguida, na fase seguinte, novamente temos os processos de inciação, de planejamento, de execução, de monitoramento e controle e encerramento.
    O que eu disse anteriormente é que muita gente confunde o conceito de fases com o conceito de grupos de processos. Meu projeto pode ter "n" fases (a construção de uma linha de metrô ou de um estádio de futebol, por exemplo), mas dentro de cada fase, segundo as práticas sugeridas pelo PMI, haverá iniciação, planejamento, execução, monitormanto e controle e encerramento, que não são fases, são grupos de processo.
    Essa confusão é causada porque a grande maioria dos projetos que temos como exemplo geralmente têm uma fase única (normalmente projetos de curto ou médio prazo), e então começam a chamar a iniciação de fase... o planejamento de fase...... etc.
    Eu digo isso porque trabalho na área. Mas em termos de concurso, a banca pode considerar como fase tanto a conceituação padrão do PMBOK ou essa outra. Então é bom tomar cuidado ao responder a questão para saber do que se refere. Se eles pedirem especificamente "segundo o PMBOK", então fase é o que expliquei acima.
  • É uma banca de M____ mesmo... uma hora vc tem que abstrair e deixar passar coisas como "grupos de processos" chamados de "fases"... e em outras vc tem que ser mais rígido na análise.

    Sempre escutamos que temos que resolver o máximo de questões de uma banca para pegarmos "intimidade" com a mesma, porém, no caso da cespe, isso é impossível!!!
  • Pelo guia PMBOK, 4ª EDIÇÃO, as "fases" do projeto (dentro do contexto do ciclo de vida do projeto) são :
    1 - início do projeto ( A Cespe considera como sinônimo: concepção e conceituação)
    2 - Organização e Preparação ( A Cespe considera como sinônimo: planejamento)
    3 - Execução do trabalho do projeto (Bem capaz de consideraram direção ou qualquer outro neologismo cespiano)
    4 - Encerramento do projeto (ainda não vi nenhuma ideia brilhante da cabeça do examinador)

    O problema não é a confusão que alguns ae estão dizendo que o Cespe faz entre fases e grupo de processos.

    O problema maior são os sinônimos que os examinadores da Cespe adoram inventar, e nós, pobres candidatos temos que tentar decifrar o que se passa nessas mentes insanas e maldosas, onde o conhecimento não é avaliado e uma questão desse tipo acaba virando LOTERIA ! enfim, lamentável. 
  • ¨Neosologismo Cespiano¨ explica tudo, legal está visão psico-concurseira, gostei, serve para nós concurseiros nos prepararmos psicologicamente para os exames da Cespe - que muitas vezes são loterias, em umas questões não aceitam sinônimos e em outras associam palavras que nada tem haver com as regras, fazer o quê, o jeito é fazer oferendas (taxa de inscrição)  ao Deus Cespiano até que ele se satisfaça e leve-nos às alturas celestiais dos aprovados!

  • Tem uma questão que a FCC trocou "iniciação" por "concepção" e "encerramento" por "conclusão".


    Q39340 Prova: FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judiciário - Área Administrativa

    O ciclo de vida de um projeto é composto pelas seguintes etapas:

    a) introdução, concepção, escolha e saturação.

    b) introdução, crescimento, maturidade e declínio.

    c) planejamento, execução, verificação e correção.

    d) concepção, planejamento, execução e conclusão.

    e) introdução, publicação, seleção e contratação.

    Gabarito: letra "D"

  • Amigos concurseiros, vamos parar de sacrificar as bancas e ampliar nossos estudos. O PMBOK é uma das fontes para nossos estudos, mas não é a única. A Cespe baseou-se no livro Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002. (Ralph Keelling)

    Segundo Keelling (2002), as fases do ciclo de vida do projeto são: conceituação, planejamento, implementação e conclusão.

  • Alguns modelos de ciclo de vida :

    .MAXIMIANO

    1. Ispiração/ideia

    2.Concepção: ideia vira um modelo mental 

    3. Desenho : o modelo mental transforma-se em um desenho detalhado do produto 

    4. Desenvolvimento: o produto é gradativamente elaborado .

    5. Entrega: o produto é entregue ao cliente .

    MENEZES:

    1. Conceitual

    2. Planejamento 

    3.Execução

    4. Conclusão