SóProvas


ID
616480
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o SAMBA, analise as afirmativas abaixo:

I. O SAMBA é um servidor, um conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System), equivalentes à implementação NetBEUI no Windows. O SAMBA é uma das soluções em ambiente UNIX capaz de interligar redes heterogêneas.
II. Com o SAMBA, é possível construir domínios completos, fazer controle de acesso a nível de usuário, compartilhamento, montar um servidor WINS, servidor de domínio, impressão, etc. Na maioria dos casos, o controle de acesso e exibição de diretórios no samba é mais minucioso e personalizável que no próprio Windows.
III. Para Configurar um Servidor SAMBA em sua rede, é necessário ter uma máquina com o Windows instalado e configurá-la para que aceite o acesso das demais máquinas instaladas, tornando-a assim, um servidor Windows SAMBA.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Parte da questão foi retirada desse site (http://www.guiafoca.org/cgs/guia/avancado/ch-s-samba.html)

    A alternativa II) por exemplo, a transcrição competa encontra-se lá;
    Outras características interessantes sobre o SAMBA:

    Samba se originou do Server Message Block (SMB), predecessor do CIFS;

    As funções de segurança que foram adicionadas ao SAMBA hoje garantem um controle mais rigoroso que a própria implementação usada no Windows NT, incluindo o serviços de diretórios, mapeamento entre IDs de usuários Windows com Linux, PDC, perfis móveis e uma coisa que inclusive apresenta problemas no Windows: compatibilidade total entre as diferentes implementações de versões do Windows.

    Sua versão principal hoje é a 3;

    Permite que máquinas Windows autentiquem em servidores Linux (NTLMv2) como em um domínio NT4;

    Relação de confiança

    1) "Trusting domain" é o domínio que permite acesso aos

    usuários de outros domínios (te empresto o carro).

    2) "Trusted domain" é o domínio que possui usuários

    interessados nos recursos do outro domínio (me empresta o

    carro?).


    Recurso de interoperabilidade do SAMBA:

    Servidor de Arquivos Sim

    Servidor de Impressão Sim

    Servidor Microsoft DFS Sim

    Windows NT 4 domain controller Sim

    Interagir com Windows DCs no mesmo domínio Não

    Controlador de domínio Active Directory Não

    Autenticação Windows 95/98/Me Sim

    Autenticação Windows NT/2000/XP/2003 Sim

    Local master browser (LMB) Sim

    Domain master browser (DMB) Sim

    WINS server primário Sim

    WINS server secundário Não


  • "Na maioria dos casos, o controle de acesso e exibição de diretórios no samba é mais minucioso e personalizável que no próprio Windows. ", considerei certo, mas uma afirmação desse tipo nunca deveria aparecer em uma prova dita objetiva.

     

     

  • III: O SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System), equivalentes a implementação NetBEUI no Windows. O SAMBA é uma das soluções em ambiente UNIX capaz de interligar redes heterogênea.

  • III. Para Configurar um Servidor SAMBA em sua rede, é necessário ter uma máquina com o Windows(Linux) instalado e configurá-la para que aceite o acesso das demais máquinas instaladas, tornando-a assim, um servidor Windows(Linux) SAMBA.

    O samba faz uso intensivo de configurações em arquivos de texto então, sim, é mais configuravel e personalizavel q o Windows.