SóProvas


ID
61684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação a tratamentos térmicos e processamentos mecânicos,
que são freqüentemente utilizados para alterar a resistência
mecânica de materiais metálicos, julgue os itens seguintes.

O aquecimento até a solubilização, seguido de resfriamento rápido a temperaturas abaixo de zero, permite que rebites de alumínio sejam mais facilmente colocados, sem perda de resistência, do que se forem mantidos na temperatura ambiente.

Alternativas
Comentários
  • O aquecimento até a solubilização, seguido de resfriamento rápido a temperaturas abaixo de zero, ocasionam uma contração volumétrica no material com um aumento de dureza. Usado para casos em que se deseja a instalação por interferência sem o comprometimento mecânico do rebite!

  • Thales Schroeder, para que haja aumento de dureza, o material não deveria ser submetido ao processo de envelhecimento (precipitação)? Que eu saiba a solubilização seguida de têmpera em ligas de alumínio por si só não leva a aumento de dureza.

     

    Por favor, comentem se eu estiver equivocado. Obrigado!

  • Arthur, acredito que a liga de Alumínio sofra o envelhecimento natural com o tempo, consequentemente elevando a sua dureza.

    Com o procedimento o rebite poderá ser ajustado com interferência, assim como thales explicou, e com o passar o tempo ele adquire a resistência mecânica necessária com o envelhecimento natural.

  • http://alutrat.com.br/servicos/tratamento-termico/solubilizacao-e-envelhecimento-artificial-ou-precipitacao-t6/

  • O gabarito está correto. Essa afirmativa se refere ao tratamento de solubilização, que consiste no aquecimento do alumínio até um ponto onde ele seja capaz de dissolver todos os elementos presentes em solução sólida, com posterior resfriamento rápido, de modo a impedir a precipitação dos elementos dissolvidos.

  • A solubilização consiste em aquecer o material a uma temperatura bem elevada, em geral relativamente próxima do ponto de fusão, de tal modo que nesta temperatura, com os coeficientes de difusão dos elementos de liga no alumínio já suficientemente aumentados, seja possível a migração desses átomos, proporcionando a dissolução, completa depois de um certo tempo de permanência nesta temperatura, das fases secundárias inicialmente presentes na liga. Esta etapa do tratamento térmico é fundamental para assegurar que o envelhecimento subsequente, realizado em temperatura bem mais baixa e tempo mais prolongado, ocorra de modo controlado, de tal maneira que os precipitados sejam formados de forma controlada, principalmente no que se refere ao tamanho dos mesmos e consequentemente sua coerência com a matriz.