SóProvas


ID
616906
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No levantamento para a obtenção dos requisitos do software, uma das técnicas de estrutura de entrevista é aquela que tem seu início com perguntas mais especificas e é finalizada com perguntas mais genéricas sobre o sistema, denominando-se estrutura em

Alternativas
Comentários
  • Estrutura da Entrevista

     

    Diz respeito à organização das questões em uma seqüência lógica. Há quatro formas básicas de se estabelecer a seqüência das questões:

     

    Estrutura de Pirâmide (Abordagem Indutiva): inicia com questões bastante detalhadas, geralmente objetivas, e, à medida que a entrevista progride, questões mais gerais, subjetivas, são colocadas. Útil para situações onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado ou se o engenheiro de software deseja obter uma finalização sobre o assunto. GABARITO

     

    Estrutura de Funil (Abordagem Dedutiva): inicia com questões gerais subjetivas e à medida que a entrevista avança, perguntas mais específicas, usando questões objetivas, são feitas. Esta estrutura provê um meio fácil e não ameaçador para se começar uma bateria de entrevistas. Permite levantar bastante informação detalhada, sendo desnecessárias longas seqüências de questões objetivas e de aprofundamento.

     

    Estrutura de Diamante: Combinação das duas anteriores: começa com questões específicas, passa a questões gerais e fecha a entrevista novamente com questões específicas. Freqüentemente, é a melhor forma de se estruturar uma entrevista, já que mantém o interesse do entrevistado em uma variedade de questões. Contudo, tende a ser mais longa.

     

    Entrevista Não Estruturada: Não há uma definição da seqüência das questões. De acordo com o andar da entrevista, caminhos possíveis são avaliados e a seqüência é estabelecida. Requer mais tempo. Vale ressaltar que, ainda que a seqüência das questões não seja definida a priori, as questões devem ser definidas antecipadamente, ou seja, o planejamento é necessário.

     

    Fonte: https://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/analise/2004-2/Apostila