SóProvas


ID
617023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.

Prelo, monotipia, linotipia, rotogravura, ofsete e impressão digital são fases sequenciais e representativas de saltos tecnológicos nos recursos da impressão gráfica para circulação massiva.

Alternativas
Comentários
  • Prelo é uma forma de impressão , considerada pioneira na reprodução de  comparado ao que se tinha na época. A invenção é do alemão  que, em 1450, adaptou a prensa utilizada na produção de  para uma máquina de impressão gráfica. O mecanismo era composto por uma alavanca que fazia pressão sobre as tingidas de tinta que ao entrarem em contato com o  faziam a impressão.

    Monotipia é uma técnica de  muito simples. Com esta técnica consegue-se a reprodução de um desenho ou mancha de cor em uma prova única, daí o nome “monotipia”. A prova obtida, monotipia, não é um duplicado fiel do desenho ou mancha original, na passagem para o papel (impressão), as tintas misturam-se fazendo surgir efeitos imprevisíveis.

    Linotipo ou linótipo é uma máquina inventada por  em , na , que funde em bloco cada linha de caracteres , composta de um teclado, como o da . As matrizes que compõem a linha-bloco descem do magazine onde ficam armazenadas e, por ação do distribuidor, a ele voltam, depois de usadas, para aguardar nova utilização. As três partes distintas — composição, fundição e teclado — ficam unidas em uma mesma máquina. A capacidade de produção é de seis mil a oito mil toques por hora. Suas matrizes (superfícies impressoras) são em baixo relevo, justapostas em um componedor (utensílio no qual o tipógrafo vai juntando a mão, um a um, os caracteres que irão formar as linhas de composição). O próprio operador despacha para a fundição, a 270 graus Celsius.

    Rotogravura. A impressão é direta pois não existe intermédio entre o papel e a imagem gravada no cilindro,tem alta velocidade de impressão,possibilita frente verso e imprime todas as cores em apenas uma passagem. O primeiro projeto de uma máquina com matriz de impressão apresentando o grafismo gravado, foi patenteada em 1784 por . Porém, o primeiro projeto de um equipamento rotativo de impressão a utilizar deste tipo de processo data de 1860, e deve-se a Karl Klic, que é considerado pai da Rotogravura.

    Ofsete é um tipo de impressão, onde um cilindro de borracha imprime em uma folha de papel os caracteres.