SóProvas


ID
617131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos
e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.

A assembleia geral de um sindicato é a instância final a ser consultada para que um jornalista filiado seja excluído do quadro corporativo sindical, sendo garantido ao profissional amplo direito de defesa em todas as fases preliminares do processo de exclusão.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Jornalistas - FENAJ

    Art. 19 – Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética ficam sujeitos gradativamente às seguintes penalidades, a serem aplicadas pela Comissão de Ética:

    - Aos associados do Sindicato, de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato;
    - Aos não associados, de observação pública, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do Sindicato.

    Parágrafo Único – As penas máximas (exclusão do quadro social, para os sindicalizados, e impedimento definitivo de ingresso no quadro social para os não sindicalizados), só poderão ser aplicadas após referendo da Assembléia Geral especialmente convocada para este fim.
  • Muito estranha essa questão. O Código de Ética mudou em 2007, quando houve a retirada dessa cláusula, e essa questão é de 2011. Não entendi nada.
    Segue abaixo o novo código, site oficial da FENAJ: http://www.fenaj.org.br/federacao/cometica/codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf

  • Capítulo V - Da aplicação do Código de Ética e disposições finais

    Art. 15. As transgressões ao presente Código de Ética serão apuradas, apreciadas e julgadas pelas comissões de ética dos sindicatos e, em segunda instância, pela Comissão Nacional de Ética.


    Isso só me faz entender que a assembleia geral de um sindicato não é a Comissão Nacional de Ética... por isso eu não concordo com o gabarito. No meu entendimento, o item está errado.