SóProvas


ID
617491
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com o objetivo de criar uma referência técnica para a elaboração de projetos de cabeamento estruturado para redes de voz e dados, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) desenvolveu a NBR 14565. Com base nessa Norma, a distância máxima, em metros, para cabos UTP, categoria 5, na rede secundária, é

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca.
  • Conforme NBR 14565, o comprimento máximo admitido para o cabeamento metálico é de 100 metros, sendo que o comprimento máximo do cabo contando desde o dispositivo de terminação do cabeamento secundário, instalado no Armário de Telecomunicações até o Ponto de telecomunicações instalado na área de trabalho, deve ser de 90m.
  • A questão está correta, sim!
    o cabo de rede secundário, compreende ao cabo que sai do patch panel até a tomada de telecomunicação!
  • Vamos fixar e não esquecer mais:

    Dentro do padrão, o cabo da rede secundária não deve ter mais do que 90 metros, o patch cord entre o patch panel e o switch não deve ter mais do que 6 metros e o cabo entre a tomada e o PC não deve ter mais do que 3 metros.

    Estes valores foram definidos tomando por base o limite de 100 metros para cabos de par trançado (90+6+3=99), de forma que, ao usar um cabo de rede secundária com menos de 90 metros, você pode usar um patch cord, ou um cabo maior para o PC, desde que o comprimento total não exceda os 100 metros permitidos.

    Em um ambiente já existente, os cabos podem ser passados através de um teto falso, ou através das canaletas usadas pelos fios de telefone. Em casos extremos pode ser usado piso falso (piso elevado), permitindo que o cabeamento passe por baixo. O problema de usar piso falso é que os suportes são caros. No caso de prédios em construção, é possível incluir canaletas específicas para os cabos de rede, facilitando o cabeamento:


    Fonte: http://www.hardware.com.br/livros/redes/cabeamento-estruturado.html