SóProvas


ID
617554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de
identificação dos criminosos por meio da observação de membros
amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram
marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem
técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e
esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens
subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária
ou policial.

Constata-se o sexo médico-legal por meio de uma perícia médica, definindo o masculino com a presença de pênis e escroto e o feminino com a presença de vulva, vagina e mamas.

Alternativas
Comentários
  • Sexo médico-legal - constatado através de uma perícia médica em uma pessoa ou em um esqueleto através do estudo da bacia pélvica. É constatado por meio de uma perícia médica nos portadores de genitália dúbia ou sexo aparentemente duvidoso, como, por exemplo, um portador de uma grande hipospádia, facilmente confundível com uma cavidade vaginal.
  • A forma mais certa de identificar o sexo é através da análise dos cromossomos... quando for XX será mulher e quando for XY será homem...

    Na questão acima devemos ter cuidado por exemplos com o PSEUDOHERMAFRODITISMO (quando a pessoa possui órgão externo diferente dos órgãos internos. Ex. pessoa com pênis, mas dentro do seu organismo possui ovário). 


  • Lembrando que crianças do sexo feminino não têm mamas, como também mulheres que tenham feitam mastectomia (por cancer de mama, por exeplo)
  • Todos os tecidos "se vão", o que resta é o esqueleto, dessa forma para a identificação do gênero é o esqueleto, ex.: múmias (quando sobra, rs)

  • Existem vário conceitos de sexo: GENÉTICO; ENDÓCRINO; MORFOLÓGICO; PSICOLÓGICO; JURÍDICO. A questão trouxe o conceito MORFOLÓGICO de sexo, que é a aparência dos órgãos genitais internos e externos nos indivíduos normais...

    Fonte: CURSO e CONCURSO, vol. 21, Medicina Legal II, 2ª edição, 2012, Eduardo Roberto e Alcântara Del-Campo, pág. 69.

  • Sexo da genitália externa: pênis e escroto nos homens e vulva, vagina e mama nas mulheres.

    Sexo jurídico: designado pelo registro civil.

    Sexo de identificação ou psíquico: sexo comportamental ou moral.

    Sexo médico-legal: perícia médica.

    FONTE: http://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_curso=867&pagina=22

  • TODOS OS COMENTARIOS ESTAO ERRADOS; SEXO MEDICO LEGAL , SEGUNDO FRANCA 12 EDICAO PG 59 , É DETERMINADO ATRAVES DE  UMA PERICIA MEDICA UTILIZANDO-SE A PESQUISA DA CROMATINA SEXUAL OU CORPUSCULO DE BARR ( X ). NA MULHER TEMOS A PRESENÇA DO CORPUSCULO DE BARR E NO HOMEN AUSENCIA.  POR ISSO A QUESTÃO ESTA ERRADA. 

  • Acredito que oque fez a questão ficar errada é que a mesma restringiu os metodos de identificação do sexo na medicina legal. Certamente tal identificação não se dará apenas observando o órgãos sexuais.

  • FRANÇA esclarece que quanto ao sexo médico-legal "é constatado por meio de uma perícia médica nos portadores de genitália dúbia ou sexo aparentemente duvidoso, como, por exemplo, um portador de uma grande hipospadia, facilmente confundível com uma cavidade vaginal. Em um ente normal, vivo ou morto recentemente, a determinação do sexo não é uma atribuição complexa. Há, na verdade, situações complicadas, como em um cadáver em avançado estado de putrefação, com destruição da genitália externa, ou no esqueleto, ou, ainda, em situações como nos estados intersexuais e no pseudo-hermafroditismo, nas quais são empregadas técnicas mais sofisticadas, entre elas a pesquisa da cromatina sexual ou do corpúsculo de Barr, que é encontrado no sexo feminino. No cadáver mutilado ou em fase de putrefação avançada, a técnica mais comum é a de abrir a cavidade abdominal, ensejando a consequente presença de útero e ovários ou de próstata. No esqueleto, a separação sexual faz-se pela discriminação dos ossos, principalmente os do crânio, da mandíbula, do tórax e da pelve. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 144.

    O Corpúsculo de Barr ou Cromatina sexual é encontrado em indivíduos do sexo feminino, genótipo XX dos genes sexuais.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Tipos de sexo:

    Morfológico: configuração fenótipa do indivíduo;

    Cromossomial: avaliação dos cromossomos sexuais e pelo corpúsculo florescente:

    Gonodal:

    Cromatínico: é determinado através da análise dos corpúsculos de Barr.

    Genitália interna:

    Genitália externa:

    Jurídico: é o designado no registro civil.

    Identificação ou psíquico: é o sexo moral da pessoa, aquele em que ela se identifica.

    Médico-legal: é o constatado na perícia quando haja dificuldade na percepção visual (casos de sexo dúbio)

  • Gab. Errado.

    França:

    Sexo médico-legal. É constatado por meio de uma perícia médica nos portadores de genitália dúbia ou sexo aparentemente duvidoso, como, por exemplo, um portador de uma grande hipospadia, facilmente confundível com uma cavidade vaginal.