SóProvas


ID
617563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um cemitério clandestino, a polícia encontrou
fragmentos de ossos, um esqueleto completo, em bom estado de
conservação, e ossos queimados, que foram encaminhados ao
instituto médico legal (IML). Após a realização de exame ordenado
e de outras investigações que julgaram necessárias, os peritos
declararam que os ossos foram queimados a temperaturas entre
200 e 300 graus Celsius. No exame microscópico dos fragmentos,
observou-se que os osteons estavam alinhados em fileiras limitadas
por bandas ou em estruturas de formato retangular; que, no
esqueleto completo, o sulco pré-auricular apresentava-se profundo,
largo e englobando uma grande extensão da borda auricular; e que
o espaço pós-auricular apresentava-se muito grande, os dois ossos
não tinham contato mútuo, exceto na superfície auricular, e a
tuberosidade ilíaca apresentava-se ausente.

Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens
seguintes.

Na situação em apreço, de acordo com o método visual para a determinação sexual na articulação sacroilíaca, desenvolvido por Iscan e Derried, o esqueleto completo é do sexo feminino.

Alternativas
Comentários
  • Analisando esta parte da questão: "No exame microscópico dos fragmentos, observou-se que os osteons estavam alinhados em fileiras limitadas por bandas ou em estruturas de formato retangular; que, no esqueleto completo, o sulco pré-auricular apresentava-se profundo, largo e englobando uma grande extensão da borda auricular; e que o espaço pós-auricular apresentava-se muito grande, os dois ossos não tinham contato mútuo, exceto na superfície auricular, e a tuberosidade ilíaca apresentava-se ausente."

    Iscan e Derried desenvolveu um método visual para a determinação do sexo na articulação sacroilíaca, que liga a metade de trás do ílio e sua articulação com o sacro. Diferenças de sexual e três estruturas foram analisadas apresentam, de acordo com os autores, a diferencial dicotomia seguinte:

    1. Pré-auricular sulco. Em indivíduos do sexo masculino é muito raro. Nas mulheres é profundo, amplo e abrange uma grande área do aparelho borda. Este sulco pode desaparecer com a idade ao levantar colapsos de aparelhos.

    2. Posauricular espaço. No homem é estreito, ocasionalmente, pode ter uma superfície articular ainda localizado na parte superior da tuberosidade ilíaca tendo ondulado. Nas mulheres, o espaço é muito grande, os dois ossos não têm contato uns com os outros, exceto na superfície atrial.

    3. Tuberosidade ilíaca. No homem, vemos uma estrutura ondulada. Nas mulheres é mais variável, mas não inclui a forma ondulada, em geral, é aguda ou pode estar ausente. Se o último fenômeno acontece manifesta fossa ilíaca grande tuberosidade e se estende ao longo da crista.

    Fonte:
    tradução deste Artigo:
    http://www.foroporlamemoria.info/excavaciones/intro_antropologia_forense/www.colciencias.gov.co/seiaal/documentos/jvrc03c4b3.htm

  • É o quê ???? kkkk

  • Bizu: Deus para criar EVA tirou uma Costela de ADÃO. Portanto, o esqueleto de Eva (MULHER) é completo e de Adão (HOMEM) não é.

    :)

  • rapaz essa questao eh tensa

  • Chorei agora :-(


  • Segundo José Vicente Rodriguez Cuenca, "Iscan e Derried (1984, citado por Krogman e Iscan, 1986: 212) desenvolveram um método visual para determinação sexual na articulação sacro-ilíaca, que relaciona a metade posterior do ílio e sua articulação com o sacro.

    As diferenças entre os sexos nas três estruturas analisadas apresentam, segundo os autores, a seguinte dicotomia diferencial:

    1. Sulco pré-auricular. Nos indivíduos do sexo masculino é muito raro. Nas mulheres é profundo, largo e cobre uma grande extensão da borda atrial. Esse sulco pode desaparecer com a idade quando a elevação atrial colapsa.

    2. Espaço pós-auricular. Nos machos é estreito; Ocasionalmente, uma superfície articular adicional localizada na parte superior da tuberosidade ilíaca, com formato ondulado, pode estar presente. Nas mulheres, o espaço é muito grande; os dois ossos não têm contato um com o outro, exceto na superfície auricular.

    3. Tuberosidade ilíaca. No homem, uma estrutura ondulada é apreciada. Nas mulheres, é mais variável, mas não inclui a forma ondulada; Geralmente, é agudo ou pode estar ausente. Se este último fenômeno ocorre, uma grande fossa se manifesta e a tuberosidade ilíaca se estende ao longo da crista. Estudos sobre o dimorfismo sexual no acetábulo do coxal inferiram que é menor em tamanho e localizado em um arranjo mais frontalizado em indivíduos do sexo feminino. O sacro constitui outro osso de interesse particular para o diagnóstico de sexo em virtude de sua localização posterior na cintura pélvica. Durante o início da adolescência, quando as partes laterais se fundem com o corpo, o único local que aumenta a largura pélvica posterior e aumenta o sacro, por sua vez, são as superfícies alar do osso." (Introducction a la antropologia forense- Analisis e identificacion de restos oseos humanos, Universidade Nacional da Colômbia, 1994)

    GABARITO DO PROFESSOR: CORRETO



  • Essa questão é de uma maldade sem limites dessa banca sádica chamada CESPE. É obvio que nenhum candidato sabe um conhecimento tão específico presente em um único artigo que nem em português está. Isso não favorece em nada quem estudo, apenas entrega a seleção para o azar.

  • aaah bom, agora pra mim ser aprovado em IPC tenho que ser médico primeiro!? (risos de choro)

  • Ósteons alinhados por bandas (osso plexiforme). Era de um animal e nao humano o osso.