SóProvas


ID
617650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considere que um cadáver de pessoa de sexo masculino, de
identidade ignorada, submetido a necropsia no IML, apresentava
palidez acentuada, rigidez completa e livores tênues em dorso.
Considere, ainda, que, nesse cadáver, apresentava-se ferida incisa
no epigástrio, com penetração em cavidade. Com base nesse caso
hipotético, julgue os próximos itens.

Caso o perfil genético relativo ao cadáver em questão não conste em banco de dados, para a sua identificação por meio da técnica de PCR, será necessária a coleta de material biológico dos dois genitores, sendo insuficiente a coleta do sangue de irmãos, ainda que sejam em número de três, exceto se gemelar.

Alternativas
Comentários
  •  PCR encontra sua principal aplicação em situações onde a quantidade de DNA disponível é reduzida. Em teoria, é possível amplificar qualquer DNA. Uma das principais aplicações da PCR é na medicina forense, onde pequenas amostras de DNA retiradas da cena de um crime (pedaços de cabelo que contenham bulbo, gotas de sangue ou saliva, pedaços de pêlo ou até mesmo a minúscula quantidade de DNA deixada em uma impressão digital) são amplificadas para serem analisadas pelo método de fingerprinting. O PCR também é rotineiramente utilizado em procedimentos científicos de Biologia Molecular como amplificação para gerar mutagênese, detecção de mutações ou preparação de fragmentos de DNA para clonagem (inserção em plasmídeo, por exemplo) como também pode ser utilizado para identificação de patógenos que estão presentes em amostras como por a exemplo identificação de agentes como Cândida sp, Chlamydia trachomatis, HPVVírus do papiloma humano e seus genótipos, HIVVírus da Hepatite B. etc A PCR também é utilizada na paleontologia para o sequenciamento gênico de animais pré-históricos. Também é muito utilizada na identificação de microrganismos, tendo em vista que apenas 1% dos microrganismos são cultivaveis e podendo ser isolados. A PCR é o primeiro passo para o posterior sequenciamento. Após obter as sequencias geradas pelos equipamentos pode-se consultar bases de dados na internet para tentar localizar suas possiveis origens, sendo bactérias, archeas ou etc.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rea%C3%A7%C3%A3o_em_cadeia_da_polimerase

  • DNA NUCLEAR - PCR

    "Quando o material for escasso, como no caso de células dos lábios deixadas em um fragmento de cigarro, ou restos dentários de corpos esqueletizados, torna-se necessário utilizar a técnica do PCR (Polymerase Chain Reaction), ou seja, reação em cadeia da polimerase, de alta sensibilidade, que trabalha com fragmentos menores de DNA."

    Bittar, Neusa - Medicina legal descomplicada/Neusa Bittar - 2. ed. - Rideel

  • A questão deixa um sentido dúbio

  • Como um comentário que não explica o gabarito da questão tem tantas curtidas?? A descrição da PCR não explica a questão.

     

    Não sei lá em 2011, mas agora eu entendo que seria possível sim analisar o vínculo genético com  o sangue de irmãos. Se há irmãos homens, por exemplo, pode ser feita a pesquisa de marcadores do Y, que serão idênticos na mesma patrilinhagem.

  • O gabarito desta questão está errado, ou, no mínimo, desatualizado. 

    Devido à falta de um cromossomo homólogo, não existe recombinação do Y durante a meiose. Sendo assim, só identificamos alelos de origem masculina herdados em bloco pelos antepassados masculinos. Logo, o mesmo cromossomo Y paterno é transmitido para todos os descendentes masculinos (pai, irmãos, tios, primos, avô e demais antepassados masculinos). 

    Sendo assim, investigações de STRs do cromossomo Y são mais que suficientes para traçar o perfil genético do cadáver. Portanto, é suficiente a coleta do sangue de irmãos e desnecessária a coleta de material biológico dos dois genitores.

  • Gabarito errado... é possível identificar irmãos pelos Y STRs.