SóProvas


ID
617842
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações formais constituem um modo de agrupamento social, estabelecido de maneira deliberada ou proposital, para alcançar objetivos específicos.

A alternativa que apresenta uma das principais características da organização formal é a

Alternativas
Comentários
  • Hoje, dentro do quadro das organizações podemos citar as formais e as informais que são grupos específicos de organizações. As formais constituem uma forma de agrupamento social estabelecida de maneira deliberada ou proposital para alcançar um objetivo específico, são mais burocráticas. A organização formal é caracterizada por regras, regulamentos e estrutura hierárquica para ordenar as relações entre seus membros. A organização formal permite reduzir as incertezas decorrentes das diferenças entre as pessoas, ou seja, aquelas que gostam de tirar vantagens dos benefícios. Esse esquema formal tenta regular o comportamento humano para o alcance eficiente dos objetivos. Dentre as organizações formais existe também, as chamadas organizações complexas, ou seja, as que apresentam elevado grau de complexidade, por serem de grande porte, ou por serem de operações complexas como hospitais e universidades. (CHIAVENATO, 2000).
    Fonte.http://monografias.brasilescola.com/pedagogia/a-insercao-pedagogo-nas-organizacoes-publicas-privadas.htm
  • Organização informal a organização informal é uma rede de relações pessoais e sociais, não estabelecidas ou solicitadas pela organização formal, mas que surge espontaneamente das relações entre as pessoas. “Na organização informal, enfatizam-se as pessoas e suas afinidades, ao passo que, na formal, enfatizam-se as posições oficiais em termos de autoridade e responsabilidade”.*A rede informal surge no decorrer do tempo quando o próprio sistema formal é suplementado. Ela se baseia nas relações sociais intra-organizativas e é uma  forma mais rápida de atender a demandas mais urgentes e instáveis. a) Não é planejada. b) Surge naturalmente através da interação social das pessoas. c) Não expressa relações hierárquicas. d) Não aparece no organograma. A) As pessoas em associação com as outras, em diferentes níveis de setores, criam relações de simpatia ou antipatia. B) Os grupos desenvolvem espontaneamente padrões de relações e atitudes aceitas e assimiladas pelas pessoas, pois traduzem os interesses do grupo. (C) Os novos colaboradores são integrados pelos mais antigos para se submeterem aos padrões sociais do grupo.
  • A organização formal é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Abrange problemas de estruturas, normas, métodos e processos de trabalho, como concebidos pelos criadores da organização. Já a organização informal envolve o padrão de comportamento adotado a maneira pelas quais os membros da organização realmente se comportam, ou seja, à medida que esses padrões não coincidam com o plano formal. 

    " Organização Formal: 
    Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
    .Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
    . É estável.
    . Está sujeita a controle.
    . Está na estrutura.

    ESTRUTURA FORMAL
    . É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
    .Reconhecida juridicamente de fato e de direito.
    . É estruturada e organizada.
  • Os princípios fundamentais da organização formal são:

    1. Divisão do trabalho;
    2. Especialização;
    3. Hierarquia
    4. Amplitude administrativa.

    Alternativa E

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 7. ed. Ver. Atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
  • Organizações Formais: Características básicas: Divisão do trabalho, Distribuição da autoridade, Especialização, Hierarquia, e Racionalismo.
    1.Divisão do Trabalho: Objetivo organizacional -> Produção com Eficiência -> Divisão do Trabalho: Processo complexo decomposto em uma série de pequenas tarefas: Produção em massa (máximo de unidades) -> Automatização da atividade humana -> Repetição da mesma tarefa várias vezes.  
    2. Especialização: Aumentar a eficiência -> diminuir os custos de produção. Cada pessoa é responsável por uma tarefa, que a faz de forma repetitiva, permitindo melhorias de incentivos no trabalho e aumentando o rendimento da produção.
    3. Hierarquia: Funções especializadas (desarticuladas entre si) necessitam de comando para dirigir e controlar todas as atividades. A organização necessita, portanto, de uma estrutura de funções e de uma estrutura hierárquica com a missão de dirigir as operações dos níveis inferiores.
    4. Distribuição da autoridade e da Responsabilidade: Surgem da hierarquia: a autoridade (de dar ordens, exigir obediência) e a responsabilidade (de cumprir ordens).  Àquela é um poder formal e legitimado que investe o administrador de um direito reconhecido de dirigir subordinados.
    5. Racionalismo da Organização Formal: Os membros da organização devem comportar-se racionalmente (de acordo com o sistema racional), ou seja, é a execução das tarefas segundo as normas e diretrizes da organização (caráter objetivo).

    Gabarito: E.