SóProvas


ID
61852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

Os estudos acerca da informação arquivística na administração pública brasileira e de seus usuários estão muito avançados. Por meio deles, sabe-se quem a produz, por que razão e em que condições essa produção é feita, e como e quando se necessita dessa informação ao longo do processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A questão é subjetiva. O erro está em dizer que os estudos acima descritos estão muito avançados. O aperfeiçoamento de fato tem sido constante, mas ainda há muito o que melhor, sobretudo na gestão dos processos arquivísticos de instituições municipais.
  • Eu tive a mesma impressão, mas daí tive certeza q estava errada quando a acertiva disse que sabe-se a razão o documento foi produzido! A arquivologia não tem essa incumbência! 
  • Discordo com o comentário que diz que a Arquivologia não tem incubencia de saber o porquê da produção dos documentos. A Arquivologia é clara quando define o valor primário e secundário dos documentos: os documentos são produzidos em razão das atividades das instituições.
  • Concordo com o Davi Orloi. De acordo com a Lei nº 6.546 que dispõe sobre as profissões de arquivista e de técnico de arquivo:


    Art 2º são atribuições dos arquivistas:

    III - planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;


    A participação no planejamento de novos documentos não só confere ao arquivista a influência no processo de criação mas também proporciona ao arquivista a incumbência de saber por qual razão aquele documento foi produzido, colega Jose Neto.


    Acho que a questão peca ao falar que os estudos estão avançados, como disse, com muita propriedade, o colega Klaus Serra.


  • Hoje em 2020, quase em 2021, essa questão estaria correta devido aos avanços??

  • Acredito que mesmo 13 anos depois a questão ainda continua errada. Smj, ainda hoje não houve avanços.