-
cuidado com a palavrinha "exclusivamente", o cespe adora essas regras."ela me pegou"
-
Este conceito é do arquivo INTERMEDIÁRIO. A economia é a razão principal para sua criação, pois os depósitos de armazenagem temporário constituem uma alternativa cujo objetivo é minimizar o custo público da guarda de documentos, racionalizando espaço físico, equipamentos e recuperação da informação.
-
O arquivo corrente é uma fonte de informações fundamental, visto que seus documentos são essenciais para a realização de atividades administrativas. Sendo assim, sua existência é justificada pela necessidade das informações para a realização das atividades administrativas.
Ao contrário, os arquivos intermediários guardam documentos que estão perdendo seu valor administrativo, e por isso podem ficar mais distantes dos documentos correntes e não atrapalhar sua localização ou o fluxo de trabalhos. Então são os arquivos intermediários que existem por razões principalmente econômicas, e não os arquivos correntes.
Portanto o item está incorreto.
-
Gab: Errado
A existência de arquivos correntes é justificada por questões exclusivamente econômicas. (Errado)
1º Esse é um conceito usado para arqv. INTERMEDIÁRIOS e não para arqv. correntes
2º A existência dos arqv. intermediários não é justificada EXCLUSIVAMENTE por questões econômicas, essa pode até ser a questão principal, mas não exclusiva.
Podemos ter, por exemplo, a criação da fase intermed. para economia de espaço (diminuir o volume documental nos setores) ou para evitar que um documento seja recolhido precocemente da fase corrente direto pra fase permanente...
-
Prezados, gabarito incorreto. Vejamos definições:
Arquivo Intermediário - Principais carcterísticas
+ o documento ao ser trandferido ao arquivo intermediário preserva a sua classificação, recebida ainda no arquivo correte e tudo o que for a ele imputado, como marcas e notações, servirão exclusivamente para localização e consultas enquanto estiver temporariamente custodiado no arquivo intermediário.
+ O arquivo intermediário deverá ser técnica e administrativamente submetido ao arquivo permanente, evitando a criação indiscriminada de depósitos e mantendo a uniformidade da política arquivística adotada.
+ Considerando que a economia é a razão principal da criação dos arquivos intermediários, os custos de cosntrução e dos equipamentos utilizados não devem superar em investimento o que é demandado por arquivos tradicionais.
Bons estudos.