-
s.f. Qualidade do que é sujo; imundície, sujeira.
-
CERTO
A sujidade é o agente de deterioração que mais afeta os documentos.
A sujidade não é inócua e, quando conjugada a condições ambientais inadequadas, provoca reações de destruição de todos os suportes num acervo. Portanto, a higienização das coleções deve ser um hábito de rotina na manutenção de bibliotecas ou arquivos, razão por que é considerada a conservação preventiva por excelência.
-
Na minha opinião há diferença entre o MAIS DANOSO e o DE MAIOR OCORRÊNCIA. Acredito que esta questão deveria ter sido anulada. Pois com certeza um cupim é mais danoso que a sujidade.
-
Melhor que peguem fogo do que fiquem sujos então....
-
Eu errei a questão porque pensei nas altas temperaturas e umidade, que também contribuem bastante para a deterioração dos acervos.
-
Para essa questão o embasamento é mais lógico que teórico.
Evidente que um ambiente sujo está propício a outros agentes de deteriorisação, que cumulativamente os danos serão maiores, tanto pela insidencia quanto pelos efeitos.
-
Essa questão não devia ser anulada, deveria ser ERRADA. É lógico que a sujeira não é o evento mais danoso, pode até ser o mais frequente, mas o mais danoso não! Nós, seres humanos, com certeza somos mais danosos que a sujeira.
Não consigo aceitar tudo que o cespe quer. Desse jeito fica difícil "se juntar a ele".
-
mayra cardoso , onde mora? como vive? qual estado civil? na próxima sexta-feira, eu gostaria de saber. (brincadeira, só para descontrair)
-
-
Comentado por
Vinícius há aproximadamente 1 ano.
Melhor que peguem fogo do que fiquem sujos então....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu faria meu recurso com essas palavras!!!!!
-
Questão absurda. Quer dizer que se os documentos ficarem o dia todo no sol ou forem molhados serão menos danificados do que se ficarem expostos a sujidade? Brincadeira isso. Vou jogar centenas de brocas em um arquivo pra ver se elas detonam menos os papeis que a poeira.
-
Meu entendimento foi que se há sujidade consequentemente haverá outros problemas, pois um ambiente com condições de limpeza inadequados com certeza tem mais propensão de fungos, mofo... Já um ambiente com condições adequadas de limpeza previne o aparecimento de alguns fatores de deterioram os documentos.
-
É brincadeira o CESPE considerar esse item correto! Parafraseando meu colegas: TOMARA QUE OS DOCUMENTOS PEGUEM FOGO!!! (RISOS)
-
É o tipo de questão que deveria ter sido anulada mas com certeza faltou gente pra fazer recursos. Acontece muito com as provas de arquivologia antigas.
-
Pessoal, eu tinha comentado essa questão no dia 25 de novembro de 2015 dizendo que a questão tinha que ser anulada por estabelecer uma hierarquia entre os elementos danosos aos documentos. Entretanto, fazendo uma leitura mais atenta no Manual "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas", acabei achando uma parte que a autora diz exatamente o que a questão fala. O examinador se baseou nesse manual e por isso a questão está correta.
Aqui está:
"A sujidade é o agente de deterioração que mais afeta os documentos. A sujidade não é inócua e, quando conjugada a condições ambientais inadequadas, provoca reações de destruição de todos os suportes num acervo. Portanto, a higienização das coleções deve ser um hábito de rotina na manutenção de bibliotecas ou arquivos, razão por que é considerada a conservação preventiva por excelência."
A grade questão é a seguinte: já vi o CESPE usar os diversos manuais "Como fazer" nas questões. Mas eu nunca vi essa afirmação hierárquica em nenhuma outra bibliografia da área (pode ser que exista mas eu nunca vi). Acho que cabe a nós ter um pouco de bom senso, guardar que essa afirmação foi tirada do manual "Como fazer" e prestar atenção nos próximos posicionamentos do CESPE quanto ao assunto.
P.S: a quem interessar, esse é o link da série Como fazer.
http://www.arquivista.org/arquivologia-online
-
Mais danoso é o Cespe. A maior praga que existe. kkkkkkkkkkkkkkkk
-
Questão
Os acervos arquivísticos são constantemente atacados por diversos agentes de deterioração, sendo a sujidade o mais danoso.
Entre os agentes de deterioração, a "sujidade" é sempre aquela que mais afeta os documentos.
Penso que a banca foi infeliz em dizer que a sujidade é o agente mais danoso. Ela é o agente que mais afeta, mas não é a mais danosa.
Apesar disso,
Gabarito correto ✅