- 
                                O conceito mais difundido é de Leavell e Clark (1976), que ainda na década de 1960 desenvolveram o conceito de prevenção primária (antes de o problema ocorrer), secundária (diagnóstico precoce antes do sintoma) e terciária (reabilitação).  O tratamento da água, do esgoto e do lixo e o controle de vetores são considerados medidas de prevenção secundária no modelo de história natural da doença: Errado. É prevenção primária.  
- 
                                Leavell & Clark (1976) descrevem a prevenção como uma ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural da doença, a fim de tornar improvável o progresso posterior, apresentando três níveis de prevenção: 
 
 Prevenção Primária: Realizada no período de pré-patogênese, sendo que o conceito de promoção da saúde aparece como um dos níveis da prevenção primária definidos como medidas destinadas a desenvolver uma saúde ótima. Um segundo nível de prevenção primária seria a proteção específica contra agentes patológicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente. Este nível de prevenção está ligado a todas as ações que visam diminuir a incidência de uma doença na população, ou seja, desenvolvimento de ações que impeçam a ocorrência de determinada patologia na população. Inclui-se aqui a promoção à saúde e à proteção específica. Alguns dos exemplos são: vacinação, tratamento de água para consumo humano, uso de preservativos, mudanças nos hábitos de vida (incentivo a uma boa alimentação, realização de exercícios físicos).
 
 Prevenção Secundária: A fase da prevenção secundária também se apresenta em dois níveis, o primeiro diagnóstico e tratamento precoce e o segundo limitação da invalidez. Visa um diagnóstico imediato e um tratamento para evitar a prevalência da doença no indivíduo.
 
 Prevenção Terciária: Por fim, a prevenção terciária diz respeito a ações de reabilitação, caracteriza-se por ações que tem como objetivo a reabilitação do indivíduo e redução de sua incapacidade.
 Prevenção primordial
 
 Objetivos: Evitar a emergência e estabelecer padrões de vida (sociais, econômicos e culturais) que aumentem o risco de desenvolver doenças;
 
 Procedimento: ações dirigidas às populações ou grupos selecionados saudáveis;
 
 Consequências: efeitos múltiplos nas várias doenças e impacto na saúde pública;
 
 Exemplos: legislação sobre álcool, políticas antitabagismo e programas do exercício regular.
 
 Prevenção primária
 
 Objetivos: evitar fatores de risco, determinantes ou causas de doenças;
 
 Procedimento: atividades dirigidas a indivíduos, grupos ou população total saudável;
 
 Consequências: diminuição da incidência da doença, diminuição do risco médio de ocorrência da doença na população;
 
 Exemplo: Vigilância sanitária da água, vacinação, planejamento familiar e educação para prevenção de infecções de infecções de transmissão sexual.
 
- 
                                Tratamento de água, esgoto, lixo e controle de vetores são ações feitas para se evitar que a população (as pessoas) não tenham o risco de adoecer. São ações feitas antes do problema aparecer, ações feitas para se evitar o problema e por isso estão dendo da prevenção primária e não da prevenção secundária.  
- 
                                prevenção primária consiste em: (promoção à saúde) -EDUCAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS; -CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE UMA FORMA GERAL; -SANEAMENTO BÁSICO; -MEDICAS POLÍTICAS