SóProvas


ID
620140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considerando que a saúde pública é também responsável pelos serviços de atenção à saúde direcionados às doenças infecciosas e parasitárias, julgue o item a seguir.

A forma virchowiana da hanseníase manifesta-se com placas eritematovioláceas edemaciadas, elevadas, de limites externos nítidos, principalmente nas regiões plantar, palmar e facial.

Alternativas
Comentários
  • Hanseníase virchowiana (ou lepromatosa): nestes casos a imunidade celular é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos). As lesões cutâneas caracterizam-se por placas infiltradas e nódulos (hansenomas), de coloração eritemato-acastanhada ou ferruginosa que podem se instalar também na mucosa oral. Pode ocorrer inflitração facial com madarose superciliar e ciliar, hansenomas nos pavilhões auriculares, espessamento e acentuação dos sulcos cutâneos. Pode ainda ocorrer acometimento da laringe, com quadro de rouquidão e de órgãos internos (fígado, baço, suprarrenais e testículos), bem como, a hanseníase históide, com predominância de hansenomas com aspecto de quelóides ou fibromas, com grande número de bacilos. Ocorre comprometimento de maior número de troncos nervosos de forma simétrica.

  • Forma virchowiana - é considerada a forma mais grave de hanseníase. O doente apresenta
    deformações (com formações de caroços) no nariz e orelhas, podendo haver queda dos pêlos das
    sobrancelhas - caracterizando a “face leonina”. Há espessamento e formações de granulomas em
    várias partes do corpo, aparentando “caroços” na pele.