O suporte dado pelo SAD é também classificado dentro de algumas características:
- Entradas: usadas para atribuir ao SAD fatos, números e características para serem analisadas; Conhecimento do usuário e conhecimento prévio: aprimora o sistema para decidir qual melhor solução, quais entradas devem ser analisadas com ou sem o usuário;
- Saídas: usada pelo usuário do sistema afim deste poder analisar as decisões que devem ser feitas e quais são as em potencial;
- Tomada de decisão: quando a tomada de decisão é realizada pelo SAD, de qualquer maneira, o usuário deve realizar a tomada de decisão a partir de uma classificação ordenando os resultados com um critério próprio do usuário. SAD’s com a capacidade de classificação cognitiva nas funções de tomada de decisão e baseados em inteligência artificial ou tecnologias agentes de inteligência são chamados de Sistemas Inteligentes de apoio à Decisão (SIAD).
ERRADO.
Em sistemas de suporte à decisão, temos como algumas características, a preocupação com a integridade dos dados, mas não a preocupação com a redundância. Explica-se.
A integridade dos dados, pode ser até meio óbvio para quem estuda banco de dados ou teoria geral do sistemas para concursos já que há uma preocupação constante com a veracidade, integridade, disponibilidade, entre outros fatores, para que não haja alteração dos dados ou mantenha-se a sua autenticidade. Por isso, a questão está certa nesse ponto.
Agora, a afirmativa tornou-se errada quando colocou preocupação com a "redundância", e para compreendermos este erro, devemos analisar o conceito de redundância aplicado na área da Tecnologia da informação.
Na tecnologia da informação, o termo redundância se refere à duplicação dos elementos que compõem a infraestrutura. Basicamente, o objetivo é ter cópias que possam ser acessadas em casos de falhas, danos e perdas dos componentes principais. Ou seja, cria-se um backup dos componentes virtuais e, além disso, há uma estrutura física reserva para utilização em casos de desastres, por exemplo.
Perceba então que redundância indica a duplicação de componentes críticos, aumentando a confiabilidade e segurança de um sistema, bem como sua disponibilidade. Com isso, é evidente que redundância não é uma preocupação em sistema de suporte a decisão, pois ela garantem outros benefícios.
Portanto, a questão torna-se errada por causa da preocupação com a redundância, já que não existe tal preocupação.