O termo concreto auto-adensável (CAA) identifica uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas preenchendo cada espaço vazio através, exclusivamente, de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tecnologia de adensamento ou vibração externa.
A auto-adensabilidade do concreto fresco oferece uma excelente capacidade de preenchimento dos espaços vazios e o envolvimento das barras de aço, assim como outros obstáculos. Isso ocorre, exclusivamente, através da ação da força gravitacional, mantendo uma adequada homogeneidade.
Para um concreto ser considerado auto-adensável, ele deve apresentar duas propriedades fundamentais: fluidez e estabilidade. Essas características conferem ao concreto a propriedade de transpor vários obstáculos, preencher todos os espaços da fôrma e evitar a segregação e a exsudação.
A fluidez é a capacidade do concreto auto-adensável escoar preenchendo todos os espaços. Já a estabilidade, é a capacidade que o concreto auto-adensável possui para se manter coeso e homogêneo após ter fluído ao longo das fôrmas.
Indicaçoes de uso Fundações executadas por hélice contínua Paredes, vigas e colunas Parede diafragma Estações de tratamento de água e esgoto Reservatórios de águas e piscinas Pisos, contrapisos, lajes, pilares, muros e painéis Obras com acabamento em concreto aparente Locais de difícil acesso Peças pequenas, com muitos detalhes ou com formato não convencional onde seja difícil a utilização de vibradores Fôrmas com grande concentração de ferragens