-
Gabarito A.
Modelo de Media Móvel
Vantagens: a técnica é bastante simples, bem apropriada para situações em que as previsões de vendas são necessárias para um grande número de produtos,bom para produtos com vendas razoavelmente estáveis e pode compensar a um certo grau a tendência se o modelo duplo de media móvel for utilizado.
Desvantagens: exige um grande numero de dados históricos, ajusta-se lentamente às mudanças nas vendas e determina peso igual para cada período, ignorando o fato de lapsos recentes geralmente possuírem um impacto maior sobre vendas futuras.
-
não entendi, alguém pode explicar melhor?
-
Gabarito letra A.
Média móvel: a previsão gerada por esse modelo é geralmente menor que os valores ocorridos se o padrão de consumo for crescente. Inversamente, será maior se o padrão de consumo for descrescente.
Fonte: Administração de materiais. Marco Aurélio P. Dias
-
Perdemos mais tempo tentando entender as questões da FCC por escassez de palavras do que por não saber respondê-las. Acredito que "previsão" choca com "ocorridos". Tirando o "ocorridos" podemos entender melhor.
-
GABA: A
Tipo assim.
jan=10
fev=20
março=30
Abril?
Quanto vai ser Abril pela Média Móvel? Será maior ou menor que 30?
10+20+30=60/3=20
Ou seja, ao invés de aumentar a previsão caiu.
-
A expressão "valores extremos" nessa questão dá margem a dupla interpretação e foi isso que me matou. Interpretei que "valores extremos" seriam os valores muito acima da média como acontece com produtos sujeitos a sazonalidade como ovos de páscoa. Assim:
Com sazonalidade a demanda é: Jan30 + Fev25 + Mar90 + Abr85 + Mai20 + Jun30 = 235
Ou seja a média móvel eleva a influência dos valores extremos (90 e 85), assim como a média normal.
Penso que o que a banca, na verdade, quiz dizer com valores extremos são os valores mais próximos aos últimos valores.
-
O comando da questão é truncado é pode gerar muitas dúvidas. O que eu achei falho nesse tipo de questão é que uma pessoa pode escolher determinados métodos, mesmo considerado determinadas tendências, o que não necessariamente significa um erro (como evidenciado na questão), mas sim uma margem necessária de cálculo, por exemplo. Para elucidar esse tipo de questão é mais fácil imaginar um cenário, onde há um número crescente de consumo.
Exemplo:
Nos três últimos meses o consumo foi JAN15 + FEV20 + MAR40 = (75/3=25 - MÉDIA MÓVEL CONSIDERADA PARA ABRIL).
Veja que essa média de 25 destoa, e muito, do consumo relativo a Março. Se a previsão é de uma tendência crescente, a média móvel não deveria ser aplicada. Talvez o critério da MÉDIA MÓVEL PONDERADA (em que os últimos meses tem pesos maiores) seria o mais coerente para essa situação específica.