-
GABARITO E???????????????
Ausência de fissurações? Desde quando? Como isso é possível?
-
É possível, pois no concreto protendido, a peça de concreto encontra-se inteiramente em compressão. Dessa forma, não havendo a zona de tração delimitada para a linha neutra, não há fissuração na peça.
-
Mas, Lucas, e quando a carga é aumentada drasticamente? E quando a execução não é das melhores? Não é possível garantir que não haverá fissuração no concreto.
-
concordo com o eduardo.... se fosse assim seria maravilhoso.
Mas temos de marcar a menos errada, né
-
A banca usou o conceito de elementos de concreto protendido, descrito na NBR 6118, para embasar essa questão.
elementos de concreto protendido
aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão, com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura, bem como propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado-limite último (ELU).
Ainda assim, não vejo muito sentido prático nesse conceito.
-
não entendi porque é resistente a ambientes agressivos... se alguém puder comentar
-
Pulemos essa questão, não acrescenta em nada e ainda traz conceitos "errados".
-
Caros, o concreto protendido é dimensionado para não possuir fissuras, com concretos de alta resistência e alto modulo de elasticidade (o que implica e baixa porosidade -> mais resistente a ambientes agressivos) e vence grandes vãos.
-
• a protensão permite que, no caso de peças fletidas, toda a seção da peça trabalhe so compressão, de forma que o aproveitamento da capacidade resistente da seção é muito maior do que nas peças de concreto armado; esse fato associado ao fck alto permite produzir peças mais esbeltas, consequentemente mais leves, o que possibilita também grandes comprimentos para vencer grandes vãos;
• concretos com fck alto sofrem menos retração, menos deformação, e como consequência apresentam menos fissuras que os concretos comuns;
• a força de protensão mantém as eventuais fissuras fechadas, garantindo uma melhor proteção das armaduras contra corrosão; no caso de uma solicitação incidental maior que a prevista no projeto, cessada a carga as fissuras formadas se fecham sob a ação da protensão.
Fonte: Veríssimo e Lenz, 1998
LETRA E