SóProvas


ID
629107
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Ativo é definido na estrutura conceitual da contabilidade como um recurso

Alternativas
Comentários
  • CPC 4

    Ativo é um recurso:

    (a) controlado por uma entidade como resultado de eventos passados; e

    (b) do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a

    entidade.

  • Ativo é um recurso:
     
    (a)    controlado pela entidade como resultado de eventos passados; e
     
    (b)   do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade.

    Fonte: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1303.doc
  •  Existem três termos que, em conjunto, são fundamentais para que o item seja considerado um ativo: o controle realizado pela entidade, ser resultante de um evento que ocorreu no passado e a geração de benefício econômico futuro.

    Letra "D"

    Bons estudos!

  • Comentários & Solução⃕   Segundo dispõe a alínea (a), do item 4.4, da Resolução nº 1.374/2011 – NBC TG Estrutura Conceitual, o ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

    O professor Sérgio Adriano de Souza1 (2012) analisando a definição de ativo expressa na alínea (a), do item 4.4, da Resolução nº 1.374/2011 – NBC TG Estrutura Conceitual, teceu os seguintes comentários:

    – Recurso Controlado:prevalece o controle, e não a propriedade, para caracterizar um ativo. Por exemplo, o arrendamento financeiro transfere o controle e não a propriedade do bem, logo, atende a definição de ativo.

    – Resultado de Eventos Passados:os ativos resultam de operações concretizadas (formalizadas) no passado. Conclusão, operações a serem concretizadas no futuro não atendem a definição de um ativo. Por exemplo, a simples intenção de comprar um veículo (fato futuro) não atende a definição de um ativo, pois não existe ainda nenhuma operação formalizada (fato passado) e a empresa pode desistir da compra.

    – Futuros Benefícios Econômicos:a finalidade principal de um ativo é gerar benefícios econômicos, ou seja, gerar lucro para a empresa, pois caso não exista geração de lucros, a empresa está fadada à falência e o princípio de contabilidade da continuidade deixa de ser atendido.

    Nesta acepção, podemos asseverar que a alternativa “d” encontra-se correta, uma vez que ele traz a definição de ativo como sendo um recurso controlado pela entidade e do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros.

    Referências Bibliográficas⃕

    1 -Souza, S. Adriano. Contabilidade Geral 3D: Básica, Intermediária e Avançada. Coordenação Alexandre Meirelles. 2ª Edição – Rio de Janeiro: Forense 2012, São Paulo: Método 2012, pág. nº 734 - 735.

  • COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)

    Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

    Posição patrimonial e financeira

    4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:

    (a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;

  • GABARITO D

     

    TRIPÉ DO ATIVO

     

    ☞ Recurso controlado pela entidade.

    ☞ Decorrente de eventos passados.

    ☞ Que possa gerar futuros benefícios econômicos.

  • GABARITO D

    O ativo tem três característica importantes:

    Fonte: Gran

  • ATIVO: Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.

    D) Controlado pela entidade e do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros.