SóProvas


ID
629506
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Inúmeras doenças de natureza infecciosa, causadas por fungos, bactérias, vírus, fitonematóides e, até mesmo, de natureza não infecciosa ou abiótica, incidem sobre os vegetais de um modo geral. Considerando a importância das doenças de plantas e seu controle, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos comentar cada alternativa:

    a) Ao contrário do que foi dito é muito difícil o controle de doenças bacterianas, pois "a mais importante medida de controle é a prevenção da contaminação da cultura pelo uso de material propagativo sadio e de boa qualidade. Após o estabelecimento debactérias em uma cultura ou em um local, o seu controle é praticamente impossível ou de custo muito elevado. Além disso, resultados de pesquisa mostram que o controle químico não é muito efetivo.Algumas outras práticas são muito importantes: a retirada e destruição de plantas inteiras ou de parte delas, assim como a limpeza e desinfestação de ferramentas, bancadas, vasos, etc. que são usados repetidamente. O solo deve ser previamente esterilizado e o que foi utilizado com plantas doentes deve ser descartado ou desinfestado antes de nova utilização.

    B) Brometo de metila: O brometo de metila é um gás que age como inseticida e fumigante, eliminando inclusive fungos, ao contrário do que diz a questão. Ainda é utilizado paratratamento de solo, controle de insetos, nematóides, fungos e bactérias. O uso do Brometo de Metila para fins quarentenários e fitossanitários continua liberado até dezembro de 2015, no Brasil. Sua utilização como herbicida já é proibida. 

    c) De fato a classificação das doenças existe, segundo os princípios vitais de McNew(1960), os principais grupos de doenças de plantas são:
    1. Doenças que destroem os órgãos de armazenamento (podridões de órgãos de reserva).
    2. Doenças que causam danos em plântulas (Damping –off).
    3. Doenças que danificam as raízes (podridões radiculares).
    4. Doenças que atacam o sistema vascular (Doenças vasculares). Murchas e cancros.
    5. Doenças que interferem com a fotossíntese (doenças foliares) manchas, crestamentos, ferrugens, oídios e míldios.
    6. Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas.

    Mas não há como separar completamente os sintomas. Afirmação incorreta.

    d) A definição é de fungos e não de nematoides!

    e) Está correta.