SóProvas


ID
63190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens
subseqüentes.

A postura ética do psicólogo consiste na observância dos princípios elencados pela bioética que servem a todos, ou seja, princípios que não priorizem crenças ou valores pessoais.

Alternativas
Comentários
  • O nosso código de ética elenca 7 princípios fundamentais antes do art 1°
  • Qual o erro dessa qeuestão?
  • Acho que o erro se refere a expressão TODOS, sendo a bioética vinculada aos profissionais da saúde.

    "... na relação com a pessoa atendida, não cabe ao psicólogo priorizar aquilo que ele, profissional da saúde, considera bom e correto, aquilo que acredita e valoriza. Atuando baseado unicamente em suas crenças e valores pessoais, o psicólogo estará trabalhando em prol da moralização, da adaptação da pessoa atendida a padrões que ele julga relevantes e, conseqüentemente, estará pondo em segundo plano os valores, crenças e princípios da pessoa a quem está prestando os seus serviços. É a postura ética que permite a coexistência de valores que podem diferir (valores do psicólogo e valores da pessoa atendida), pois o respeito permeia as relações onde há a reflexão crítica sobre a moral."

    "Estes princípios, desenvolvidos pela Bioética, constituem campo de reflexão para enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais. o princípio da autonomia, o princípio da beneficência e o princípio da justiça."

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932002000100005&script=sci_arttext
  • Não acho que o erro seja este... na minha opinião a bioetica serve mesmo a todos. Continuo sem saber o porquê da questão esta errada!
  • Jahr define bioética como: reconhecimento de obrigações éticas não apenas em relação ao ser humano, mas em relação a todos os seres vivos. O erro da questão está em dizer que a bioética não prioriza as crenças ou valores pessoais. Isso pode ser combatido facilmente pelo princípio da autonomia que afirma que as escolhas dos indivíduos devem ser respeitadas, o que engloba aceitação de suas crenças e do que ele considera como correto ou não para cada situação. 
  • Pessoal, a questão está erradíssima ao incluir o termo bioética, que nada tem a ver com isso tudo. O certo seria substituir esse termo por direitos humanos, aí estaria corretissima. Os direitos humanos é que regem a profissão de psicólogo, que não prioriza crenças ou valores pessoais. A bioética é algo completamente diferente. Vejam:

    Bioética (gregobios, vida + ethos, relativo à ética) é o estudo transdisciplinar entre Ciências BiológicasCiências da SaúdeFilosofia (Ética) e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.

    Fonte: wikipédia.
  • Vou ser sucinto por falta de tempo:

    O psicólogo se norteia não pela bioética e sim pela declaração universal dos direitos humanos

    fuiiii
  •  (...) em que o psicólogo que trabalha em instituições de saúde deve pautar-se para que sua postura possa ser considerada ética?

    Tentarei responder a essa questão considerando três possibilidades:
    1) o psicólogo deve pautar-se no Código de Ética Profissional do Psicólogo, pois o seu cumprimento garante uma postura ética;
    2) o psicólogo deve agir com base em suas convicções pessoais, guiado por seus valores e princípios, construídos ao longo de sua formação pessoal e profissional;
    3) o psicólogo deve agir tendo como base princípios ÉTICOS (e não BIOÉTICOS) que servem a todos, ou seja, princípios que não priorizem crenças ou valores pessoais.

    FONTE: 
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932002000100005&script=sci_arttext

  • Pode-se concluir que a postura ética exige muito mais do que uma consulta ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, ou a observância dos princípios elencados pela Bioética ( princípio da autonomia, da beneficência e da justiça.). Exige reflexão. Mas essa é uma resposta ampla e certamente não satisfaz à questão proposta: em que o psicólogo deve pautar o seu agir para ser ético?

    Acredito que a resposta possa residir na reflexão crítica baseada na inter-relação de fatores constituintes do dilema ético, bem como de recursos morais para a solução dos mesmos. Portanto, essa reflexão pressupõe a inter-relação de vários instrumentos ou fatores que precisam ser considerados:
    1) o Código de Ética Profissional do Psicólogo;
    2) os princípios elencados pela Bioética;
    3) os valores e princípios do psicólogo;
    4) os valores e princípios da pessoa atendida;
    5) os conceitos morais que permeiam a sociedade e determinam os conceitos de certo e errado, bem e mal;
    6) os princípios, regras e ideais da instituição na qual o psicólogo está inserido, pois quando vinculado a uma instituição o psicólogo tem responsabilidades morais e éticas frente não somente à pessoa atendida, mas também frente à instituição que o emprega.

    FONTE: 
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932002000100005&script=sci_arttext

  • Acredito que o erro nao se relaciona com a bioetica ou etica profissional, mas com o fato de, em concordancia com pricipios da bioetica, o psicologo agira em consonancia com seus proprios valores morais. O texto da questao exclui essa componente da acao etica.
  • Ha outra questao bem semelhante a essa, e o que pega é que o Psicólogo nao se deve seguir APENAS pelo código de ética, e sim pela constante reflexao de sua profissao.  

    Sozinho, o Codigo de ética nao garante que o profissional será ético! É preciso transpor sempre o codigo para toda e qualquer nova situaçao que possa surgir... 

    Bons estudos, colegas! 

  • afe wikipedia aqui? 

  • Excelente comentário da Greice:

     

    Pode-se concluir que a postura ética exige muito mais do que uma consulta ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, ou a observância dos princípios elencados pela Bioética ( princípio da autonomia, da beneficência e da justiça.). Exige reflexão. Mas essa é uma resposta ampla e certamente não satisfaz à questão proposta: em que o psicólogo deve pautar o seu agir para ser ético? Acredito que a resposta possa residir na reflexão crítica baseada na inter-relação de fatores constituintes do dilema ético, bem como de recursos morais para a solução dos mesmos. Portanto, essa reflexão pressupõe a inter-relação de vários instrumentos ou fatores que precisam ser considerados:


    1) o Código de Ética Profissional do Psicólogo;
    2) os princípios elencados pela Bioética;
    3) os valores e princípios do psicólogo;
    4) os valores e princípios da pessoa atendida;
    5) os conceitos morais que permeiam a sociedade e determinam os conceitos de certo e errado, bem e mal;
    6) os princípios, regras e ideais da instituição na qual o psicólogo está inserido, pois quando vinculado a uma instituição o psicólogo tem responsabilidades morais e éticas frente não somente à pessoa atendida, mas também frente à instituição que o emprega.



    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932002000100005&script=sci_arttext

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: Errado

  • Acredito que um dos erros se refira à generalização "TODOS", haja vista que um recém-nascido, por exemplo, não consegue se utilizar do princípio da autonomia.

  • Observar os princípios elencados para a bioética não garante uma postura ética. Até porque, ela está inserida em contextos onde ainda não existem consensos definitivos e universais.

  • é o seguinte, galera, a bioética casa muito com psicologia, sim., masa verdade é que a ética do psicólogo no Brasil não é nem de longe baseada nela, e nem vice-versa. Com lógica a gente chega a conclusões parecidas, mas uma coisa é uma coisa, a outra, é outra.

  • Não entendi. Não está se tratando do Psicólogo? O profissional deverá por acaso atuar usando como base suas crenças ou valores pessoais?