SóProvas


ID
63196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens
subseqüentes.

Diante da moral vigente, que não serve mais como referencial de orientação, é postura ética do psicólogo tornar absolutos os princípios, regras e normas de seu código profissional.

Alternativas
Comentários
  • E se o CRF no futuro legisle um novo código?
  • E o que tem a ver o Conselho de Farmácia?

  • Princípios absolutos??? Não né, gente... não são absolutos!
  • Questão toda errada!!!
    Primeiro que a moral vigente é exatamente o referencial de orientação para a postura ética profissional, organizada e oficializada através do Código de Ética. Este, por sua vez, não deve ser tomado como absoluto uma vez que nem tudo o que é legal é moral, e só diante do caso concreto o profissional tem condições de avaliar a melhor conduta a ser tomada.
  • É inquestionável a virtuosidade expressa nos princípios, pois estes visam a preservar a dignidade e a valorizar a autonomia da pessoa. No entanto, não devem ser compreendidos como absolutos, pois dependem do ponto de vista com que são enfocados, bem como variam de acordo com a situação em questão.

    FONTE: 
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932002000100005&script=sci_arttext
  • Toda questão que absolutiza normas, preceitos, princípios e fundamentos deve ser considerada como passível de estar errada. No entanto, vale consultar a norma que a orienta. 

  • absoluto

    adjetivo

    1. que se apresenta como acabado, pleno.

     

    RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

    Segundo o CFP: "Por constituir a expressão de valores universais, tais como os constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos; sócio-culturais, que refletem a realidade do país; e de valores que estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam, as profissões transformam-se e isso exige, também, uma reflexão contínua sobre o próprio código de ética que nos orienta." (Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005, p.5)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: Errado

  • Os princípios do Código de Ética não são absolutos, pois, eles podem mudar com o tempo... E o Código está mais pra um conjunto de reflexões do que um conjunto de normas rígidas ou fixas. Nem os princípios da CF de 88 são imutáveis, os da Lei orgânica também não. Em suma, Os princípios de códigos de ética e de normas não são absolutos. A pena de morte, por exemplo, é proibida, no entanto, em tempo de guerra é possível. Logo, essa proibição não é absoluta. Agora, a questão que "a moral não serve pra nada" não faz sentido, já que a moral é um componente levado em conta na criação de códigos e normas. A lei é a primeira, tem a moral e os costumes... A jurisprudência.. A doutrina.

  • Os Princípios não são absolutos, não são estáticos!