SóProvas


ID
633157
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

- A ferramenta do Windows Vista que permite bloquear conexões externas solicitadas ao computador, protegendo de vermes e de outros ataques chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    O bloqueio de conexões, mediante regras estabelecidas pelo usuário, é realizado pelo Firewall do Windows (o software). Existe firewall em hardware também.
    O item (a) sugere um aplicativo para remoção de pragas digitais (worms [vermes], wabbits, spywares, keyloggers, etc) após a infecção/contaminação, portanto após passar pelo bloqueio de conexões realizada pelo firewall. O nome oficial do aplicativo é Microsoft Safety Scanner - http://www.microsoft.com/security/scanner/pt-pt/default.aspx O nome sigerido deve ter sido copiado do software Kaspersky Virus Removal Tool - http://www.kaspersky.com/virus-removal-tools
    O item (c) sugere o aplicativo padrão do Windows para remoção de pragas digitais, mas como no item (a) após a infecção, e não bloqueando antes da invasão.
    O item (d) monitora o que está sendo acessado pelo navegador Internet Explorer, e toda informação que necessita de download (fontes, scripts, arquivos), será solicitada autorização do usuário. É mais conhecido como Filtro de conteúdo.
    O item (e) era um website acessível pelo www.windowsupdate.com para atualização de softwares Microsoft. Foi substituído pelo link Atualizações Automáticas a partir do Windows XP SP3, e hoje "Fornece atualizações e drivers de software e opções de atualização automática." via ícone no menu Iniciar.
  • O que o Firewall do Windows faz e não faz

    Ele faz Ele não faz

    Ajuda a bloquear vírus e vermes para que eles não atinjam o seu computador.

    Detecta ou desativa vírus e vermes, caso já estejam no computador. Por este motivo, você também deve instalar programa antivírus e mantê-lo atualizado para ajudar a evitar que vírus, vermes e outras ameaças à segurança danifiquem seu computador ou que este seja utilizado para propagar vírus para outros usuários. Para obter mais informações, consulte Perguntas freqüentes sobre programa antivírus.

    Pede sua permissão para bloquear ou desbloquear determinados pedidos de conexão.

    Impede que você abra emails com anexos perigosos. Não abra anexos de email de remetentes desconhecidos. Mesmo que você conheça e confie na origem do email, ainda assim deve ter cautela. Se alguém que você conhece lhe enviar um anexo por email, examine atentamente a linha de assunto antes de abri-lo. Se a linha de assunto estiver ininteligível ou não fizer sentido algum, consulte o remetente antes de abrir o email.

    Cria um registro (um log de segurança), se você desejar, que registra as tentativas de conexão ao seu computador com êxito ou não. Esse procedimento pode ser útil como uma ferramenta para solução de problemas.

    Bloqueia spam ou email não solicitado da sua caixa de entrada. No entanto, alguns programas de email podem ajudá-lo a fazer isso. Verifique a documentação do seu programa de email ou consulte Combatendo spam indesejado para obter mais informações.

  • O que faz o defender?