-
No que se refere o modelo transacional de comunicação ele é mais contemporâneo, enfatizando a comunicação “two-way” e os processos recíprocos de trocas de mensagem mútuas
Weinburg e Wilmot (1973 apud ANDREWS, HERSHEL, 1996) afirmam que na visão
transacional cada indivíduo está comprometido em enviar e receber mensagens
simultaneamente, compartilhando do processo de codificação, decodificação e afetando o
outro.
-
O modelo transacional considera que na comunicação interpessoal os papéis de emissor e de receptor são exercidos reciprocamente por dois ou mais indivíduos. Esse modelo também leva em consideração a influência de fatores no momento da transmissão da informação, tais como: os ambientes dos interlocutores, os RUÍDOS, os comportamentos dos interlocutores e o feedback.
Fonte: Gestão de pessoas para concurso. Andréia Ribas. p.365
FOCOFORÇAFÉ#
-
Dentre os principais modelos contemporâneos aceitos, o Modelo Transacional se encaixa bem quando estamos nos referimos ao marketing e a comunicação. Este modelo é uma evolução do modelo Linear, é auto-explicativo e coloca o comunicador como emissor e receptor ao mesmo tempo, o qual interage com outro comunicador que se porta da mesma maneira, é emissor e receptor. O modelo fala a respeito do feedback - respostas e interpretações a respeito da mensagem transmitida – fala também dos canais usados para comunicação e dos RUÍDOS.