SóProvas


ID
636712
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Levando em consideração a presença da escravidão no Brasil colonial, analise a Veracidade (V) ou Falsidade (F) das proposições abaixo:
( ) Nos primeiros tempos da colonização, a mão-de- obra utilizada foi a indígena, notabilizando-se os bandeirantes paulistas na captura e comercialização dos chamados “negros da terra”. Com a introdução da mão-de-obra africana, não se abandonou por completo a escravização do índio, ainda que houvesse legislação proibitiva a esse respeito.

( ) Segundo um observador da época, os escravos “eram as mãos e os pés dos senhores”, isso porque de modo geral os colonos não eram afetos ao trabalho braçal, posto que sua pratica poderia imporlhes restrições a ocupação de postos de destaque na sociedade a que pertenciam.

( ) A Igreja combatia com veemência o uso do trabalho escravo africano na Colônia, sendo a atuação do Padre Vieira merecedora de destaque a esse respeito. Para Vieira, o batismo dos escravos na fé católica era motivo mais que justifcável para emancipa-los do cativeiro.

( ) A prática livre da alforria foi muito comum durante todo o período colonial e, era entendida, de forma geral, como uma ação caritativa. Fazia-se também uso da coartação, que consistia na concessão da liberdade mediante o pagamento em parcelas por parte do cativo. Quando o pagamento era fnalizado, o escravo recebia sua carta de liberdade.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Correta Letra B.

    Em relação a última assertiva a palavra
    coartação tem sentido de restrição que seria oposto a uma concessão.
    1. Ato de coartar.
    2. Restrição.
    3. [Medicina]  Contração de uma cavidade ou canal.
  • Não entendi nada, na segunda proposição fala que os escravos eram os pés e as mãos dos senhores PORQUE OS INDÍOS NÃO TINHAM AFETO AO TRABALHO BRAÇAL, sim e os negros tinham é? QUE PRECONCEITO DA PORRA!  Os negros tambem não tinham afeto a esse trabalho e nem por isso deixaram de ser escravos, não consigo entender porque essa senteça estar verdadeira! Mesmo falando que é segundo um observador da epoca é presciso saber QUEM é esse idiota desse Observador, a questão não cita. Questão Ridicula! A resposta correta é a Letra A!
  • ''PORQUE OS INDÍOS NÃO TINHAM AFETO AO TRABALHO BRAÇAL, Frisou WESLEY''.
    Caro colega, o texto original diz:''P
    orque de modo geral os COLONOS não eram afetos ao trabalho braçal''. Os colonos eram os SENHORES donos das terra,não confunda com os índios. Os escravos na maioria africanos eram ''mãos e pernas dos senhores'' igualmente você é mão e pé do seu patrão.
  • Se vc analisar, procurando preconceitos em questoes históricas vai se complicar.

    Historicamente existe esse conceito do indio nao ser adepto ao trabalho bracal, visto que, isso era feito pelas mulheres da tribo.

    Existia, entre eles mesmo, uma vergonha de realizar trabalhos considerados femininos. 

    Isso nao ocorria com a cultura dos escravos africanos, acostumados com a escravidao que ocorria nas derrotas das batalhas, onde a tribo vencedora sujeitava os perdedores. 

    E na america espanhola isso tbm acontecia, onde os astecas, mais militarizados que os maias, escravizavam os maias nas epocas dos rituais, com sacrificios humanos. Por isso, a espanha nao se utilizou tanto da mao de obra africana, pois os indios da america central ja conheciam esse tipo de relacao. 

  • Questão preconceituosa.

  • Não entendi o porquê da primeira proposição estar correta. O primeiro contato entre os portugueses e os indígenas foi por meio do Escambo. A primeira proposição trata como se o indígena dispusesse de uma mão de obra escrava.