-
Essa foi de graça!!! a lua ,responsável pelas marés???? Nada haver!
-
Na verdade, a Lua não produz esse efeito sozinha. Os movimentos de
subida e descida do nível do mar - as chamadas marés - também sofrem
influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e
da Lua sobre o nosso planeta
-
Aline, a lua influencia sim na mudança das marés, mas nao somente ela. Há outros fatores também.
-
Aline a lua é a unica coisa responsa pelas marés... se vc acha acertou por isso me desculpe, vc tem que estudar mais... a unica coisa que não tem nada a haver é a lua com o meio ambiente!
-
No meu entendimento, depois da primeira vírgula está tudo errado.
-
O erro está em a questão dizer que a lua é o principal agente que atua sobre os lençóis freáticos.
-
O erro está em dizer que Lençol Freático tem influência de marés quando na verdade seu volume de água é influenciado pelas chuvas. E sim, as marés sofrem influência da lua.
Após infiltrar na superfície do solo, parte da água das chuvas percola através dos poros até atingir certa profundidade. Ao longo do seu caminho, parte dela ficará retida nesses poros, tornando o solo úmido. Já a parte que não for retida nos poros descerá cada vez mais, até atingir a camada impermeável.
...
Em determinadas situações, este tipo de lençol poderá ser abastecido apenas com a água que infiltra na bacia a que pertence ou, então, por águas que infiltraram na bacia vizinha. Quando o divisor freático coincidir com o divisor de águas, cada lençol freático será abastecido apenas pelas águas que infiltrarão através da superfície do terreno da bacia a qual ele se encontra associado.
Em suma, o abastecimento dos lençóis freáticos é feito por águas da chuva, que infiltram através da superfície do solo das bacias que os abastecem.
Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-meioambiente/artigos/agua-tipos-de-lencois-subterraneos#ixzz42VH0naEf
-
No que se refere às marés, a lua tem influência mas o mesmo não ocorre com o lençol freático. Este é caracterizado como um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados “locais de recarga". Portanto, o volume de água no lençol é condicionado pela topografia e pela vegetação do local onde se encontra.
A resposta correta é a letra D.
-
Aline, nesse caso, esse "haver" não tem nada a ver! hehe