SóProvas


ID
637537
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Sem água não podemos viver, estamos trabalhando para que a água seja declarada um direito humano.” (Evo Morales, Presidente da Bolívia. EFE, em La Paz)

Tal declaração foi dada pelo líder sul-americano, fundamentando a seguinte ação realizada, no intuito de tornar a água um direito humano no mundo:

Alternativas
Comentários
  • Correta, alternativa C
    Não sabia a resposta e errei, mas como em prova de Atualidades caem cada vez mais coisas de todos os lados, vai aqui um texto que encontrei e o link abaixo com o texto completo.

    "O presidente da Bolívia, Evo Morales, celebrou hoje o fato de a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) ter decidido, em votação realizada ontem, declarar o acesso à água e ao saneamento básico como um direito humano básico. A proposta foi apresentada pela Bolívia, cuja Constituição já considera a água um direito humano essencial.
    "A água é um direito humano, e não um negócio privado", declarou o mandatário boliviano. "Uma vez que a comunidade internacional reconhece o serviço de água como um direito humano, ele deve ser administrado por prefeituras e governos, e não por empresas particulares", completou Morales.
    link com matéria completa: 
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,bolivia-celebra-resolucao-da-onu-sobre-acesso-a-agua,587877,0.htm

  • Essa questão é repetida e vou colar a resposta que o nosso amigo Jorge Eduardo respodeu que também achei excelente:

    "O governo da Bolívia apresentou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira, 12 de julho, um projeto de resolução que propõe que a água seja considerada um direito humano. Em entrevista coletiva, o presidente do país latino-americano, Evo Morales, destacou que o direito à vida, incluso na Carta de Direitos Humanos da ONU "é impossível" sem o recurso natural.


    "Meu pedido aos presidentes e aos governos dos cinco continentes que são parte das Nações Unidas é que aprovem a água como direito humano. Sem água não podemos viver", argumentou Morales. O presidente boliviano lembrou que a Constituição do país que administra, promulgada em 2009, já considera o acesso à água um direito da população, e agora espera que se faça o mesmo no organismo internacional."