Alternativas
O projeto político-pedagógico-curricular, como expressão concreta do trabalho coletivo na escola, na conquista da autonomia da organização escolar poderá tornar-se instrumento viabilizador da construção da escola reflexiva e emancipadora
A reciprocidade autonomia/dependência da escola em relação aos modelos de sociedade, bem como a interação cultural interna/externa da organização escolar consistem na dimensão política do projeto político-pedagógico- curricular.
A dimensão pedagógica do projeto político-pedagógico-curricular reside na intencionalidade da escola para desenvolver ações, a fim de cumprir sua finalidade de formar cidadãos nas dimensões sociocultural, política, profissional e humana.
A dimensão curricular do projeto político-pedagógico-curricular expressa-se pela construção do currículo, que consiste na organização do conhecimento escolar em busca da qualidade social do ensino.
A dimensão pública, gratuita e democrática é decorrente do movimento que valoriza tanto a cultura interna da organização escolar quanto a externa, considerando que a prática social é apenas ponto de partida da prática pedagógica.