SóProvas


ID
638167
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação às abordagens e estratégias de teste de software, analise os itens a seguir, colocando (V) para a assertiva verdadeira e (F) para a assertiva falsa.
( ) Teste fumaça pode ser caracterizado como uma estratégia de integração constante para avaliar os mecanismos de proteção e segurança do software construído.

( ) Teste de regressão é a reexecução de algum sub- conjunto de testes que já foram conduzidos para garantir que as modifcações do software não propagaram efeitos colaterais indesejáveis.

( ) Teste de estresse tem o objetivo de submeter o sistema a situações anormais como, por exemplo, uma carga de trabalho excessiva.

( ) Teste beta é um teste de aceitação que necessariamente é executado pelo usuário fnal junto com o desenvolvedor do software em um ambiente controlado.
Assinale a opção com a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra A está errado: Teste fumaça pode ser caracterizado como uma estratégia de integração constante para avaliar os mecanismos de proteção e segurança do software construído.

    Teste de Fumaça ou Smoke Test é chamado de Teste Básico pelo ISTQB

    Teste básico
    Smoke test
    Subconjunto de todos os casos de testes definidos/planejados que cobre a principal funcionalidade de um componente ou sistema, para averiguar as principais funções de um programa em funcionamento sem se preocupar com maiores detalhes. A realização diária de testes de construção e teste básico está entre as melhores práticas do ramo.
    Ver também teste de entrada.

    Teste de entrada
    Intake test
    Instância especial do teste básico que decide se o componente ou sistema está pronto para testes mais detalhados. Este teste normalmente é realizado no início da fase de execução de teste.
    Ver também teste básico.

    _____________________________________________________

    Letra B está correto: Teste de regressão é a reexecução de algum sub- conjunto de testes que já foram conduzidos para garantir que as modifcações do software não propagaram efeitos colaterais indesejáveis.

    Teste de regressão
    Regression testing
    Teste realizado em um programa previamente testado após alguma modificação feita e com a finalidade de assegurar que defeitos não tenham sido introduzidos ou mascarados nas áreas não alteradas do software como resultado da referida modificação. Este teste é realizado quando o software ou seu ambiente é alterado.
    _____________________________________________________


    Fonte:
    GLOSSÁRIO PADRÃO DE TERMOS UTILIZADOS EM TESTE DE SOFTWARE
    Versão 2.1br (Abril de 2010)
    Produzido pelo “Glossary Working Party”
    International Software Testing Qualification Board

  • Letra C está correto: Teste de estresse tem o objetivo de submeter o sistema a situações anormais como, por exemplo, uma carga de trabalho excessiva.

    Teste de estresse
    Stress testing
    Avalia um sistema ou componente em relação e além dos limites de seus requisitos especificados. [IEEE 610].
    Ver também teste de carga.

    Teste de carga
    Load testing
    Tipo de teste de desempenho realizado para avaliar o comportamento de um componente ou sistema com carga crescente, por exemplo, número de usuários paralelo e/ou o número de transações, para determinar qual a carga pode ser manipulada por um componente

    Teste de desempenho
    Performance testing
    Processo que determina o desempenho de um produto de software.
    Ver também teste de eficiência.

    Teste de eficiência
    Efficiency testing
    Processo de teste para determinar a eficiência de um produto de software.
    _____________________________________________________

    Letra D está errado: Teste beta é um teste de aceitação que necessariamente é executado pelo usuário fnal junto com o desenvolvedor do software em um ambiente controlado.

    Teste beta
    Beta testing

    Teste operacional realizado por usuários/consumidores existentes/potenciais em um local externo, sem envolvimento dos desenvolvedores, a fim de determinar se um componente ou sistema satisfaz, ou não, as necessidades de usuários/consumidores e se encaixa dentro dos processos dos negócios. O teste beta é frequentemente utilizado como uma forma de teste de aceitação externa para softwares de prateleira (off-the-shelf software), possibilitando avaliar o feedback do mercado.


    Fonte:
    GLOSSÁRIO PADRÃO DE TERMOS UTILIZADOS EM TESTE DE SOFTWARE
    Versão 2.1br (Abril de 2010)
    Produzido pelo “Glossary Working Party”
    International Software Testing Qualification Board
  • Quarto item: (ERRADO) Teste beta ALFA é um teste de aceitação que necessariamente é executado pelo usuário fnal junto com o desenvolvedor do software em um ambiente controlado. 
  • Teste de Fumaça: É uma estratégia de integração constante. O software é reconstruído e testado diariamente para dar aos gerentes e desenvolvedores uma avaliação realística do progresso.

    Não se fala aqui de mecanismos de proteção e segurança do software construído.

    Teste Beta: PRESSMAN afirma que o teste beta é conduzido em uma ou mais instalações do cliente, pelo usuário final do software. Diferente do teste alfa, o desenvolvedor geralmente não está presente. Conseqüentemente, o teste beta é uma aplicação do software num ambiente que não pode ser controlado pelo desenvolvedor.
  • I - teste de segurança (Pressman cita este teste)
    IV - teste alfa
  • teste beta - usuário testa nas suas instalações, sem a presença do desenvolvedor

    teste alfa - realizado pelo desenvolvedor em sua instalação, com a presença do usuário final.

    teste fumaça - em suma é considerado uma estratégia de integração constante, onde o software é reconstruído (com adição de novos componentes) e submetido a testes todos os dias.

    TESTE DE REGRESSÃO
    Tem como propósito garantir que os defeitos encontrados foram corrigidos e que as correções ou inserções de novos códigos em determinados locais do software não afetaram outras partes inalteradas do produto.Trata de re-testar o teste